A Prefeitura de Três Lagoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público para, primeiramente, apresentar suas desculpas à cidadã e seus familiares que foram alvo de atendimento inadequado por parte de servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Três Lagoas. Os familiares alegaram que houve recusa na entrega de medicamentos, sob alegação de término de horário de expediente.
A SMS repudia veementemente a conduta dos servidores envolvidos, assegurando que todas as medidas administrativas cabíveis serão adotadas para corrigir a situação. Vale ressaltar que esse comportamento isolado não reflete a postura da vasta maioria dos servidores da Rede Municipal de Saúde. Além disso, a Administração Municipal tem investido em cursos, ações de conscientização e fiscalizações para aprimorar o atendimento nas unidades da Rede Pública Municipal de Saúde, buscando prevenir e coibir episódios como o ocorrido.
Apesar do incidente, graças à dedicação de outra servidora da mesma unidade, a paciente conseguiu obter os medicamentos necessários. Na próxima semana, após análise conjunta da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (SMAD) e da SMS, os servidores responsáveis pelo incidente serão convocados para prestar esclarecimentos. Posteriormente, será estudada a penalidade apropriada para a conduta inadequada no exercício de suas funções.