Em celebração ao Dia de Combate à LGBTQIA+fobia, o Conselho Municipal da Diversidade Sexual – LGBT de Três Lagoas, juntamente com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta terça-feira (17) panfletagem pela não discriminação.
As ações envolvem também a Secretaria de Administração (SEMAD), Programa Municipal ISTs HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis – ATGLT, Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul – SUBLGBT/MS, Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura-(SECIC) e tem como uma das suas finalidades principais o desenvolvimento das políticas de direitos e cidadania da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTQA+.
A realização de campanhas de conscientização é importante para desencorajar a violência, seja física, verbal ou emocional, contra os LGBTQIA+, além de estimular o respeito ao próximo.
O Dia Estadual e Municipal de Combate à Homofobia é celebrado anualmente no dia 17 de maio, em alusão à data em que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Neste ano completam 32 anos desde que foi declarado que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.