
Nesta terça-feira (11), assim como em todo território Nacional, inicia em Três Lagoas a segunda etapa de vacinação contra a Influenza A (H1N1). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Imunização, irá distribuir 4 mil doses para nesta etapa, recebidas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades da Rede Municipal de Saúde, e nesta segunda etapa, conforme cronograma do Governo do Estado, o atendimento será para pessoas idosas com 60 anos ou mais e professores, sendo que essas categorias devem ser imunizadas entre 11 de maio e 8 de junho.

GRUPO PRIMEIRA ETAPA
O grupo correspondente à primeira etapa – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade gestantes, puérperas (até 45 dias do parto) e trabalhadores da saúde – que ainda não receberam a vacina, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para vacinação.
Na primeira etapa, até o momento, a cobertura no município atingiu apenas 12,5% de taxa.
“A população que se enquadra na primeira etapa ainda pode ir até a Unidade de Saúde para serem vacinadas”, informou a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.

QUEM DEVE AGUARDAR
Não devem receber a vacina, pessoas com sintoma febril e quem foi imunizado em menos de 15 dias contra a Covid-19.
Para receber a vacina de Influenza A (H1N1) basta procurar qualquer unidade de saúde do Município portando documento de identificação.
OUTROS GRUPOS
A terceira etapa, prevista para ocorrer do dia 9 de junho até 9 de julho, vai imunizar pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo percurso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, forças armadas, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa.
