![Festival de Chamame – everton e neguinho (1)](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/Festival-de-Chamame-everton-e-neguinho-1-420x280_c.jpeg)
Os artistas se apresentam na abertura do evento, nesta quarta (19), data em que se comemora o “Dia Estadual do Chamamé”
Começa hoje, quarta-feira (19) e vai até o dia 23, o 2º Festival Cultural de Chamamé de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, reunindo artistas do Brasil, Argentina e Paraguai. O evento é realizado pela Instituto Chamamé MS e visa fortalecer a cultura e a tradição do ritmo que é símbolo do Estado.
Com apoio da diretoria de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Três Lagoas será representada por dois artistas locais, sendo o músico Everton Ottoni e o professor de berrante da diretoria, Neguinho Berranteiro. Eles serão destaque entre as dezenove atrações do primeiro dia do evento.
![](http://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/Festival-de-Chamame-everton-e-neguinho-4-300x200.jpeg)
No evento realizado em Puerto Tirol, Everton e Neguinho tocaram com outros músicos participantes
Vindo de família de músicos, Everton participa pela segunda vez do festival e destaca a sua importância. “Além de valorizar a cultura do chamamé, a festividade promove o encontro de diversos artistas deste estilo musical, propiciando para nós participantes, uma troca fantástica de experiências e conhecimento. É importante fortalecer a dança símbolo do nosso Estado”, ressaltou o músico.
A toada do acordeom de Everton é somada ao som do berrante de Neguinho, uma harmonia inusitada com escalas musicais intercaladas entre os dois instrumentos. Esta união é única e foi criada por eles, acrescentando um sentimento originalmente sertanejo à música.
Ambos agradeceram ao diretor de cultura, Rodrigo Fernandes, e ao prefeito Angelo Guerreiro, o incentivo e valorização aos artistas do Município, em poder mostrar seu talento em eventos deste nível. Neguinho e Everton também representaram Três Lagoas em janeiro deste ano, no Festival Del Taninero em Puerto Tirol, na Argentina. A programação completa desta segunda edição pode ser acessada no link: http://www.chamamems.com.br/noticias/programao-do-festival-cultural-do-chamam-de-mato-grosso-do-sul-integrao-brasil-paraguay-e-argentina
SOBRE O CHAMAMÉ
O estilo surgiu na província de Corrientes – Argentina, é apreciado também no Paraguai, Uruguai e nos estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O argentino Salvador Miqueri é considerado o “Patriarca do Chamamé”.
Os primeiros registros são de 1930, quando Samuel Aguayo, Francisco Pracanico e Diego Novillo Quiroga se uniram para dar um novo formato às canções correntinas e lançaram no mesmo ano, a música “Corrientes Poty”. Logo vieram canções memoráveis como Quilômetro 11, Colorado Retã, Galopera, entre outras.
No Estado, o primeiro artista consagrado “chamamezeiro” é Zé Corrêa, de Maracaju, na década de 1960. Outros artistas de destaque são Dino Rocha, Maciel Corrêa, Tostão e grupos da atualidade que preservam a cultura entre a juventude, como Canto da Terra, Mensageiros do Oeste e Tradição. Em MS, foi instituído como Dia Estadual do Chamamé, o dia 19 de setembro.