A 2ª lagoa recebeu na manhã do último domingo (14) um mutirão de limpeza para recolha de lixo lançado pela população em sua orla. A ação foi uma iniciativa da Associação Esportiva Rural Ferradura e contou com a colaboração de 35 pessoas. Também estiveram prestando auxílio aos trabalhos a Polícia Militar Ambiental (PMA) e uma ambulância da Secretaria de Saúde.
O mutirão de limpeza teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que doou sacolas plásticas para armazenar o lixo recolhido e também colaborou com a parte logística da ação. Na ocasião, a PMA disponibilizou um barco para percorrer o interior da lagoa e recolher os objetos depositados em seu entorno.
De acordo com o presidente da Associação Ferradura e organizador da limpeza, Adilson Oliveira da Silva, foram recolhidos 1.200 quilos de lixo da orla da lagoa, principalmente material descartável, como garrafas pet. O organizador afirmou que o mutirão será um presente oferecido a Três Lagoas sempre às vésperas de seu aniversário. Precisamos cuidar deste ambiente que também é nosso. E se cada um fizer a sua parte, contribuindo também para não depositar lixo, poderemos usufruir ainda muitos anos da beleza que esta lagoa oferece, apontou Adilson.
O secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, avaliou como muito importante o trabalho desenvolvido pela Associação Ferradura na ação ambiental. A sociedade deve se conscientizar de que só a ação do poder público não é suficiente. Os bens naturais como esta lagoa são de propriedade de todos. Tem que haver um posicionamento da comunidade com relação à preservação e também denunciar quem deposita lixo neste ambiente, já que precisa ser preservado para continuar sendo um habitat de tantas espécies de plantas e animais, avaliou Canela.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO