Em sua primeira semana, a campanha “Mutirão de Limpeza” promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), recolheu 48 caçambas de materiais e resíduos para descarte e 82 pneus, segundo informou a SMS.
O Mutirão tem como objetivo auxiliar os moradores a realizarem o descarte correto de materiais e resíduos que possam vir a ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões.
A Prefeitura irá instalar as caçambas que ficarão uma semana em cada bairro da cidade, para atender a demanda destes materiais que podem ocasionar as doenças mencionadas.
O Mutirão foi iniciado no dia (06), no bairro Vila Haro, localidade com maior número de casos de dengue no Município, que atualmente registra quase 2.000 casos noticiados. Nesta semana, as caçambas estão nos bairros Guanabara e Vila Maria.
De acordo com a SMS, o Ministério da Saúde já alertou os municípios que poderá ter uma epidemia de dengue neste segundo semestre e início de 2023. Por conta disso, a Prefeitura idealizou o Mutirão no intuito de ser mais uma ferramenta no combate desta doença.