Desde sua implantação em 30 de julho de 2007, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) têm sido referência para cidades do Estado e de outras regiões do País que objetivam sua implantação. Recentemente, as Prefeituras de Canoas/RS e Apucarana/PR mantiveram contato com a Secretaria Municipal de Administração para buscar informações sobre o serviço realizado em Três Lagoas.
Conforme o secretário de Administração, Odair Biassi, o SESMT é pioneiro no Mato Grosso do Sul e por isso figura como referência para outros municípios. Isso é motivo de orgulho, uma vez que o SESMT tem como finalidade primeira a prevenção de acidentes de trabalho e a manutenção do trabalhador, explicou Biassi. O secretário também destacou o esforço constate da equipe técnica do SESMT para que o servidor não passe por situações de risco em sua rotina de trabalho. Essa referência buscada por outros municípios no SESMT demonstra a credibilidade do trabalho desempenhado pela administração pública municipal, avaliou Biassi.
No final do ano de 2008, uma equipe do município de Naviraí esteve em Três Lagoas para conhecer o trabalho desenvolvido pelo SESMT. Na ocasião, a equipe técnica de Segurança do Trabalho de Naviraí informou que a escolha do município ocorreu após uma pesquisa feita em todo o Estado.
O trabalho do SESMT
O SESMT tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através do Programa de Prevenção de Riscos em Ambientes de Trabalho e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, além de oferecer atendimento especial e social aos servidores no tocante à saúde e qualidade de vida no trabalho. Também realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.
Os profissionais que prestam serviço pelo SESMT são qualificados e habilitados para identificar riscos nos ambientes de trabalho, estabelecer técnicas para sua eliminação e, em conjunto com o serviço social, buscar melhorias no ambiente de trabalho. A equipe multidisciplinar é composta por assistente social, médico do trabalho, secretária administrativa e técnico de segurança do trabalho.
A Secretaria de Administração disponibiliza no site do Governo Municipal um link com a cartilha do SESMT, onde há informações detalhadas sobre o trabalho desempenhado e suas aptidões.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO