A prefeita Marcia Moura (PMDB) prestigiou na manhã desta quinta-feira (05), a formatura de graduação das 30 crianças do Programa Patrulha Mirim de Educação no Trânsito, realizado no anfiteatro do Crase – “Coração de Mãe”. Esta foi a primeira turma a se formar, pois, o programa teve início em abril deste ano.
O projeto atende 30 crianças de nove a 12 anos e, a graduação tem como objetivo fomentar a hierarquia e a disciplina, bem como enaltecer e valorizar o trabalho ao longo do primeiro ano como Patrulheiro de Educação no Trânsito, onde aqueles que se destacaram nas atividades e atingiram as metas estabelecidas dentro do que preceitua o Estatuto do Programa farão jus à primeira promoção, galgando a Graduação de Soldado e Cabo Patrulheiro.
Na ocasião a prefeita anunciou que o Programa continua em 2014, “mas teremos não somente 30, mas 60 crianças da mesma faixa etária. Se teremos mais crianças é porque o projeto valeu muito a pena, e o reflexo disto está no desenvolvimento de cada criança que serão multiplicadores dos atos corretos contribuindo significativamente no futuro para que todos se conscientizem da segurança no trânsito. O crescimento de uma cidade precisa de organização precisa crescer com a formação e o entendimento de nossas crianças em setores como este”, pontou a prefeita durante cerimônia.
O evento contou com apresentação musical dos Patrulheiros de Trânsito, um vídeo com fotos das ações dos alunos durante o ano e depoimentos das famílias dos alunos que, falaram da importância da participação dos jovens no programa e do desenvolvimento que os mesmos obtiveram na escola e em casa.
PRONUNCIAMENTOS
O vereador Adão da APAE (PMDB) representou a Câmara Municipal no ato, e ressaltou a parceria do Legislativo para ver a formação de alunos em programas sociais.
“Este programa tem a responsabilidade não só de proporcionar o conhecimento das normas e regras e trânsito e sim formar cidadãos responsáveis. Isto exige muita disciplina dos instrutores, bons exemplos e comprometimento, pois o exemplo exerce um papel de extrema importância na vida de uma criança que serão nossos representantes no futuro, diante disto nós vereadores ajudaremos no que for preciso para que mais programas como este aconteça no município”, disse.
A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino agradeceu a confiança depositada pelos pais nos educadores.
“Sem a confiança dos pais não seria possível desenvolver este trabalho com as crianças, muito menos se não tivéssemos instrutores de responsabilidade para ajudar na formação destes alunos. Temos no município um Programa modelo que tem como objetivo social o desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas, e principalmente as noções básicas de trânsito. Ao passar por programas sociais como o Patrulha Mirim do Trânsito, a crianças aprende a trilhar o caminho do bem o que torna difícil o desvio de conduta deste jovem futuramente, porque a disciplina faz parte do progresso da cidadania”, ressaltou a secretária.
Na ocasião o comandante da Polícia Militar Rodoviária, major Magno, prestou uma homenagem aos envolvidos com o programa.
“Vocês serão cobrados por este conhecimento, vocês precisam ser multiplicadores dos atos corretos no trânsito, cobrem a quem estão próximos de vocês, alertem e sejam responsáveis, porque a realidade do trânsito precisa mudar e sem dúvida irão colaborar para isto”, disse Magno dirigindo-se aos patrulheiros.
Estive presente na cerimônia o comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Naves, o major Élcio de Almeida, os secretários, Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Paulo da Paz (Esportes, Juventude e Lazer) e Milton Gomes da Silveira (Meio, Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia). Assessores e diretores municipais da Secretaria de Assistência Social e outros departamentos da Prefeitura, bem como pais e professores dos formandos participaram da solenidade.
O PROGRAMA
O programa Patrulha Mirim de Educação no Trânsito foi lançado no dia 18 de abril deste ano. O município foi o primeiro do interior do Mato Grosso do Sul a recebê-lo e trata de uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social junto da 2ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária.
Dentre as finalidades do programa está: Oportunizar a criança e ao adolescente o desenvolvimento de suas potencialidades, através de atividades recreativas, culturais, pedagógicas, esportivas e profissionalizantes, que contribuam para o desenvolvimento de sua cidadania; Viabilizar as crianças e aos adolescentes, a reintegração ao convívio escolar, acompanhamento e encaminhando as crianças e os adolescentes que se encontram excluídos das salas de aulas; Propiciar o intercâmbio de experiência com a comunidade, visando ao enriquecimento coletivo e outros.
Assessoria de Comunicação