Capacitação é resultado de parceria da Assistência Social com o Sindicato Rural de Três Lagoas
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), numa ação de parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas, promoveu curso de capacitação de “Artes em Tecidos”, abordando técnicas de envelhecimento, também conhecido como “pano assado”.
O curso, de carga horária de oito horas, ministrado nesta segunda-feira (15), no Centro de Inclusão Produtiva, unidade da SMAS no Bairro Nossa Senhora Aparecida, teve como público alvo as mães do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São João e senhoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Convivência de Idosos “Tia Nega”.
Este curso foi ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS, Wilma Barros, de Campo Grande.
“É uma técnica natural de envelhecimento de tecidos, que vem sendo muito usada em trabalhos de decoração de ambientes”, resumiu a instrutora do Senar/MS.
“É uma prática muito antiga, que exige técnicas específicas para atingirmos os objetivos das tonalidades desejadas, usando sempre produtos naturais, como, café, chá preto, chá mate e até casca de cebola”, mostrou Wilma Barros.
Além de ser “excelente terapia ocupacional, este curso, se bem aproveitado, pode se transformar em excelente opção de geração de renda”, observou a instrutora, enquanto mostrava o uso adequado do ferro de passar roupa, até chegar aos resultados de “um pano assado”.
O trabalho de uso de técnicas de envelhecimento de tecidos vem sendo usado, ultimamente e com sucesso, no revestimento de capas de sofás, molduras de quadros, estampas de camisetas e também em capas de almofadas.