Neste ano em que Três Lagoas completou 98 anos de sua emancipação política e administrativa (2013), ao lado de importantes passos já traçados para a consolidação dos rumos de desenvolvimento econômico e social, a inauguração das obras de infraestrutura aeroportuária e do moderno receptivo de passageiros do Aeroporto Municipal, certamente será destaque no elenco dos acontecimentos e importantes ações que marcarão as próximas páginas da História desta Cidade.
Inaugurado oficialmente em 15 de junho de 2013, dia do 98º Aniversário da Cidade, e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar voos comerciais no dia 3 de setembro de 2013, a Passsaredo Linhas Aéreas iniciou voos diários para Guarulhos (SP) e para Ribeirão Preto (SP), em 13 de setembro.
Logo em seguida, foi a vez da Azul Linhas Aéreas anunciar que irá também operar em Três Lagoas, inicialmente, em voos diários para o Aeroporto Viracopos – Campinas (SP), usando o mesmo porte de aeronave da Passaredo (ATR-600), com capacidade para 70 passageiros.
MOVIMENTO
O movimento de embarque e desembarque de passageiros no Aeroporto Municipal de Três Lagoas vem crescendo gradativamente, acompanhando também as expectativas e movimentação crescente de negócios, empreendimentos e desenvolvimento da Cidade.
Segundo informações do Superintendente do Aeroporto Municipal de Três Lagoas, José Estêvão Moraes Palma, no primeiro mês de operação, a média diária de embarque e desembarque ultrapassou 80 passageiros.
“No voo diurno (para Guarulhos), a média tem sido de 50 a 60 passageiros. Pela madrugada, no voo para Ribeirão Preto, a média é de 30 passageiros” informou Estêvão. “Esse movimento está dentro das nossas expectativas para os primeiros meses de operação do nosso Aeroporto”, avaliou.
Ele coordena uma equipe de servidores municipais, encarregada do gerenciamento funcional e operacional do Aeroporto. A venda, compra ou reserva de passagens é de inteira responsabilidade das empresas aéreas, que atendem ao público usuário em horários específicos de expediente e em locais devidamente caracterizados com a identificação da logomarca das empresas aéreas.
Assim como ocorre no movimento da Estação Rodoviária, na procura de passagens de ônibus em épocas de feriados prolongados e certas datas, “o movimento cresce, as aeronaves decolam lotadas e a procura por passagens aéreas é sempre maior”, observou o Superintendente do Aeroporto.
ELOGIOS
São comuns os elogios ao Receptivo de Passageiros do Aeroporto Municipal de Três Lagoas. As pessoas têm se referido ao seu confortável e alegre espaço e a todas as condições de mobilidade, resultado de um projeto arquitetônico moderno e ousado, que compreende 1,25 mil m² de construção com todas as exigências técnicas de acessibilidade.
A obra está sendo elogiada como o mais completo e mais moderno terminal de embarque e desembarque de passageiros de Aeroportos do estado de Mato Grosso do Sul e até das cidades da região noroeste do estado de São Paulo.
OPINIÃO
Após sobrevoar a Cidade e aterrissar na pista do Aeroporto, num voo teste e inaugural, pilotando a aeronave modelo ATR 72-600, prefixo PR-PDI, no início da tarde de 15 de junho deste ano, José Luiz Felício Filho comentou: “Já aterrissei e decolei em muitos aeroportos deste Brasil. A pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Três Lagoas é uma das melhores do Brasil, em tamanho, sinalização e segurança”, disse o diretor-presidente da Passaredo.
Assessoria de Comunicação