A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação e do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (DEPTRAN), construiu recentemente dois redutores de velocidade (lombadas), atendendo à reivindicação de moradores e comerciantes do Parque das Mangueiras e Jardim Alvorada.
O primeiro foi no final da Avenida Capitão Olyntho Mancini, na confluência que dá acesso à Rua Netuno, no Parque das Mangueiras. O segundo foi na movimentada Rua Egídio Thomé, na altura do número 2880, no Jardim Alvorada.
Os dois redutores, popularmente conhecidos como “quebra molas” e “lombadas” se fazem necessários como medida necessária para prevenção de acidentes, obrigando os condutores de veículos a reduzir o excesso de velocidade, nessas duas vias públicas.
DEPOIMENTOS
A iniciativa da Prefeitura de Três Lagoas, ao atender à reivindicação dos moradores, mereceu elogios, manifestados por depoimentos de alguns comerciantes, estabelecidos naquele trecho da Rua Egídio Thomé.
A Rua Egídio Thomé possui intenso movimento de veículos em toda a sua extensão, por ser uma via de interligação com vários Bairros e a mais longa da Cidade.
“Ao mesmo tempo que se tornou importante para o comércio, esta rua é muito perigosa e alguns motoristas não respeitam os limites de velocidade”, observou o comerciante Aparecido Alves Silveira, mais conhecido como “Cidão”.
Ele é proprietário da Casa de Materiais de Construção Irapuru, na Rua Egídio Thomé.
“A velocidade dos veículos, além de prejudicar o nosso comércio, coloca em risco a segurança dos nossos clientes e dos moradores, nossos vizinhos”, comentou Cidão.
“Infelizmente, já presenciei acidentes com vítimas e muitos outros apenas com danos materiais. Esta foi uma boa iniciativa da nossa prefeita Marcia Moura. Ela está de parabéns, porque escuta e atende às principais reivindicações da nossa gente”, completou o comerciante.
“A Prefeitura está certa ao realizar obras que nem esta. Eu vim de Adamantina (SP), porque fiquei sabendo do crescimento desta Cidade e das oportunidades que oferece a quem quer trabalhar. Por onde a gente anda, ouve falar bem de Três Lagoas”, disse o empresário.
“A alta velocidade dos veículos, neste trecho da Egídio Thomé era assustador. O perigo era constante para as pessoas e também para o meu comércio, principalmente, quando precisava manobrar o caminhão e descarregar os portões”, observou o empresário Marcos Alkamin.
Ele é proprietário da empresa Alcafer Portões, na Rua Egídio Thomé.
“O crescimento de uma Cidade, como Três Lagoas, também resulta nesses problemas. Está certa a Prefeitura e o pessoal do Trânsito pela iniciativa de colocar lombadas nas ruas de maior movimento”, comentou o empresário.
Na mesma linha dos depoimentos, elogiando a iniciativa da Prefeitura, está o casal de empresários, Jaime Ribeiro da Silva e Glaucia Tavares da Silva.
O casal é proprietário da Padaria Santa Terra, naquela localidade. Os dois viviam preocupados com o perigo de acidentes que a sua clientela corria, ao atravessar a Rua Egídio Thomé.
“Entre os nossos clientes da Padaria, temos pessoas idosas e crianças que aqui compram pão, leite e outros produtos. Infelizmente, grande parte dos motoristas não se preocupa com o perigo da velocidade”, observou Glaucia.
“Graças a esta pequena, mas importante iniciativa da Prefeitura, ficamos mais tranquilos e percebemos que nossos clientes também têm elogiado essa lombada”, completou Jaime, o marido da Glaucia.
Assessoria de Comunicação