A prefeita Simone Tebet (PMDB) assinou nesta quinta-feira (26) a ordem de serviço para a revitalização do Obelisco, localizado na Rua Jorge Elias Seba, no Jardim Angélica.
A obra, no valor de R$66.600,48 deve ser executada em três meses. Além da restauração do monumento, a empresa Transenge Transportes e Construções Ltda fará o calçamento, iluminação especial e o asfalto na rua que passa em frente ao Obelisco.
Durante a solenidade, a prefeita destacou o valor histórico do local e a necessidade de resgatar monumentos e construções que representem o passado de Três Lagoas. Muito mais que o valor da obra, a importância histórica, enfocou.
Simone Tebet informou que a restauração é uma parceria com a empresa Translopes, que receberá da Prefeitura, em comodato pelo período de 30 anos, uma área de 15 mil metros quadrados no Distrito Industrial, destinada à construção de um galpão para logística. Em contrapartida, a Translopes repassou uma contribuição sócio-ambiental no valor de 40 mil reais.
Para prefeita, a assinatura da ordem de serviço é uma data importante para o município. Um povo sem memória é um povo sem passado, e certamente sem futuro.
De acordo com a prefeita, outras parcerias estão sendo negociadas para revitalização de outros pontos históricos do município, entre eles o Cemiterinho.
História
Tombado em 1982, o monumento é o marco das comitivas e da feira de gado, que se proliferaram em Três Lagoas na época de sua fundação.
No ponto onde está localizado, pretendia-se realizar os negócios envolvendo gado e de certa forma alavancar a economia da região, que ainda na atualidade está ligada a pecuária.
O sonho de realizar no local a feira de gado não se concretizou por questões políticas, restando à população treslagoense o resgate de sua história.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO