
A comunidade três-lagoense participou na manhã do último sábado (13) de uma missa campal realizada em frente à Igreja de Santo Antônio, em celebração pelo dia do Santo Padroeiro da cidade. A vice-prefeita Márcia Moura, secretários municipais, servidores públicos e demais autoridades também participaram da celebração que reuniu cerca de 700 pessoas.
Presidida pelo bispo Dom Moreira, a celebração também contou com a presença de todos os padres e párocos de Três Lagoas, além dos ministros da Eucaristia. A liturgia foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, e os cânticos foram conduzidos pelo Ministério de Música da Paróquia Santa Rita e a Banda Marcial Cristo Redentor.
A celebração que já é tradição em Três Lagoas reuniu fieis e devotos de Santo Antônio em frente à Igreja que foi construída no século 19 e que relembra traços da colônia portuguesa. A mesma Igreja passou por restauração há poucos anos.
Antes da benção final, a Sra. Fairte Tebet, a convite da liturgia da missa, procedeu a coroação da imagem de Santo Antônio com flores, como forma de devoção e homenagem.
Ao final da missa, após a benção do Celebrante, foram distribuídos 2.400 pães, doados pela Prefeitura, para os fieis presentes.
Santo Padroeiro
Santo Antônio nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos seguiu para um convento agostiniano, primeiramente em Lisboa e depois em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote.
Batizado como Fernando de Bulhões, trocou o nome em 1220 ao ingressar na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.
A veneração ao Santo é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Casamenteiro e padroeiro dos pobres, Santo Antônio é invocado também para encontrar objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO