De 26 de outubro a 4 de novembro, a cidade de Constança – Romênia, sediou o 41º Campeonato Mundial de Luta de Braço, reunindo 1.560 atletas de 54 países diferentes. E aqui em Três Lagoas mora o atleta que representou o Brasil e se consagrou entre os cinco melhores do mundo em sua categoria.
Aluno do Projeto de Luta de Braço da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o jovem Marcos Sevilha mostrou toda a sua raça disputando com os melhores de vários países e chegou ao quarto lugar da Categoria 50kg Junior.
Na manhã desta terça-feira (05), Marquinhos esteve na sede da SEJUVEL para agradecer o apoio da Administração Municipal e também ser homenageado pelo secretário da pasta, Juscelino Carvalho, e pelo técnico e treinador, José Vicente Queiroz.
Na companhia dos pais e também atletas de luta de braço, Aparecida Sevilha e Marcos Valentim, Marquinho falou do nervosismo, expectativa e surpresa em participar da Competição.
“Este foi meu primeiro mundial e uma experiência muito diferente. É uma responsabilidade grande representar o meu País, numa terra de língua desconhecida, estando praticamente sozinho, pois, meus pais ou meu treinador sempre viajam comigo. Acredito que o incentivo da delegação foi importante para este resultado, pois, venci atletas extremamente fortes e que treinam desde crianças”, explicou o campeão.
Para Vicente, o aluno conquistou algo inédito em toda história de Três Lagoas. “Pela primeira vez, um atleta da luta de braço do Município consegue ficar no TOP FIVE Mundial, e esta conquista tem que ser comemorada, pois, é muito raro um atleta chegar nessa colocação já na estreia. Marquinhos é um orgulho para todos nós”, disse.
Juscelino cumprimentou o atleta e os pais pelo resultado e reforçou a missão da SEJUVEL em apoiar nossos esportistas. “Me sinto feliz em assumir recentemente esta Pasta e ver que o trabalho de nossos professores dá resultado. Parabéns Marquinhos pela tua dedicação e por representar tão bem a Cidade e o País e, já anuncio o nosso apoio para o teu próximo desafio”, completou o Secretário.
No próximo dia 16, com apoio do SEJUVEL, Marquinhos participa do Campeonato Brasileiro de Luta de Braço em Valinhos-SP. A classificação neste evento garante uma vaga para o Pan Americano da modalidade em Costa Rica, em junho de 2020.
Marquinhos é aluno do Projeto de Luta de Braço da SEJUVEL há pouco mais de três anos. Nesse prazo, ele já conquistou títulos de campeão municipal, estadual, é tricampeão brasileiro Junior e vice-campeão da Copa Brasil, quando disputou numa categoria acima, enfrentando lutadores com preparo maior e mais tempo de experiência.