A Prefeitura de Três Lagoas, por meio de equipes do Departamento de Infraestrutura, Transporte e Serviços Públicos (DITS), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, realizou mutirão de roçada e limpeza geral nas margens e leito do Córrego da Onça, no decorrer da semana passada.
O mutirão, atendendo à determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), concentrou-se num trecho de uns 500 metros do Córrego, na margem direita, aos fundos da Escola Municipal Eufrosina Pinto, e na margem esquerda, no trecho da Vila Zucão.
“Foram retirados 10 caminhões caçamba de galhadas, entulhos e todo o tipo de lixo, infelizmente, jogado no leito do Córrego”, informou o Agamenon Alves de Oliveira, assessor da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação e diretor do Departamento de Infraestrutura Rural (DIR).
“O mutirão se fez necessário para prevenir enchentes e, principalmente, para conter e evitar a degradação ambiental do Córrego da Onça”, comentou Agamenon.
“A Prefeitura procura fazer a sua parte. No entanto, é necessário e importante que a população também colabore e tome consciência da sua responsabilidade de preservação ambiental”, disse.
Agamenon se referiu ao lixo jogado nas águas e nas margens do Córrego da Onça, como por exemplo, sacolas de plástico, móveis velhos, entulhos de construções e até animais mortos.
“Com isso, em tempos de estiagem, temos o mau cheiro e a proliferação de mosquitos e infestação de animais peçonhentos. No período das chuvas, o lixo e a sujeira também dificultam a vazão das águas, causando enchentes e o perigo da degradação ambiental das margens do córrego”, comentou Agamenon.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação