Com objetivo de atender o anseio da população que aguarda pelo sonho da conquista da casa própria, a prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve nesta terça-feira (22), na Agência de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e na Superintendência da Caixa Econômica Federal – CEF, em Campo Grande (MS). A responsável pelo Setor de Habitação, Sônia Gois e a assistente Elaine Cristina Freitas Ornellas também acompanharam as reuniões.
No período da manhã, a prefeita se reuniu com a secretária de Habitação do Estado, Maria do Carmo Avesani Lopez, a fim de propor ações que possam diminuir o déficit de moradia em Três Lagoas.
RESIDENCIAL ORESTINHO
Já no período da tarde, a prefeita junto com a sua equipe esteve com o gerente regional da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebolças Chaves, junto à equipe da Brooksfield – responsável pela construção do Residencial Orestinho e da representante da Senadora da República Simone Tebet (PMDB), Beatriz Zandonadi e representantes da Agehab para definirem as próximas etapas do residencial.
Segundo Marcia, a reunião foi produtiva sendo que a Caixa autorizou a realização do sorteio dos apartamentos aos pré-selecionados da primeira etapa para o dia 21 de outubro. “Os sorteios dos apartamentos serão feitos em etapas assim como ocorreu com as pré-seleções”, explicou.
Enquanto isso, a Caixa está realizando um levantamento minucioso dos dossiês dos pré-selecionados da segunda etapa e fazendo um pente fino nos apartamentos construídos, verificando as instalações elétricas, hidráulicas, entre outros.
Marcia foi enfática ao dizer que exigiu, junto aos órgãos competentes, que a entrega das chaves dos apartamentos aos beneficiados ocorra até dezembro deste ano.
PROCESSO DE CADASTRAMENTO
Para a futura entrega dos apartamentos do Residencial “Orestinho” que conta com 1.432 unidades habitacionais, o Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação dividiu em várias etapas o processo de cadastramento e seleção.
Entre o final do ano passado até em março de 2015 ocorreu o processo de cadastramento e atualização no Sistema Habitacional para a primeira primeira etapa de sorteios.
Segundo o Departamento, durante este primeiro período foram realizados 3.308 cadastros e recadastramentos. Em abril foi realizado a primeira etapa do sorteio de pré-seleção de candidatos à aquisição de 432 unidades habitacionais, que corresponde a cerca de 30% do total de apartamentos do Residencial. Foram pré-selecionados ainda 130 para composição de lista de espera, totalizando 562 nomes, para a suplência de vagas, caso as pessoas sorteadas tivessem sua documentação indeferida após análise da Caixa Econômica Federal.
Após o sorteio, o Município por meio do Departamento de Habitação convocou os primeiros classificados para a apresentação e verificação da documentação para o envio a Caixa Econômica Federal, que aconteceu de abril a maio.
No quinto mês do ano, o Departamento de Habitação realizou a montagem do dossiê do documento dos pré-selecionados, que é a união dos documentos que serão analisados, avaliados, aprovados ou indeferidos pela Caixa Econômica Federal, que poderá desclassificar os nomes sorteados, de acordo com os critérios estabelecidos pela instituição e pelo Programa “Minha Casa Minha Vida”.
Em junho foi realizada a segunda etapa de sorteios dos pré-selecionados. A reabertura dos cadastros aconteceu em abril. Em julho foi definido para os sorteados o prazo final da entrega de documentos para a Caixa analisar. Também, no mesmo mês de junho, encerrou o cadastro da terceira etapa do sorteio de pré-seleção para o Residencial “Orestinho”.
Em Assembleia do Conselho Municipal de Habitação, ficou resolvido que, para o equilíbrio populacional do conjunto de habitação de interesse social em condomínio, foram reservados 60% para famílias com dois a nove dependentes; 15% para famílias com um dependente; 5% para quem possui membros entre 18 e 59 anos de idade e sem dependentes menores; 10% para quem tem alguém da família com deficiência; e 10% para pessoas com mais de 60 anos de idade.
Segundo dados levantados pelo setor, Três Lagoas está entre as cidades do Mato Grosso do Sul que possui o maior número de casas pelo Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”.
Com o Residencial Novo Oeste, já entregue, e esse outro ainda em construção, serão 2,6 mil famílias três-lagoenses beneficiadas, sendo que do total, 1.224 já estão residindo em seus imóveis.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação