A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participou nesta quinta-feira (9), no Buffet Requinte, da cerimônia de lançamento do PQF Avançado, com a presença do presidente da Fiems, Sérgio Longen. O programa de desenvolvimento e qualificação de fornecedores é oferecido pelo IEL em parceria com o Sebrae/MS e apoio da Prefeitura de Três Lagoas, com o objetivo de capacitar 30 fornecedores para atender as empresas-âncoras Fibria, Votorantin Siderurgia, Eldorado Celulose e Papel e ETRIP.
Sérgio Longen, durante a cerimônia, ressaltou a necessidade de integração para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. No próximo ano, vamos lançar o projeto Integrar para Desenvolver, que será realizado pela Fiems, Fecomércio e Famasul para tratar de questões em prol do desenvolvimento estadual. O setor produtivo pretende reunir Assembléia Legislativa e lideranças políticas das diversas regiões de Mato Grosso do Sul para criar uma agenda positiva para o Estado, detalhou.
O presidente da Fiems também recordou que em Três Lagoas o IEL desenvolve o PQF desde abril de 2008, sendo que em março deste ano foram certificadas 13 empresas deste primeiro grupo e lançada mais uma turma, desta vez com 35 fornecedores. Nessas duas turmas do PQF Básico, as empresas-âncoras envolvidas são a Petrobras, Fibria e International Paper. No PQF Avançado, passamos a contar também, além da Fibria, com a Votorantin Siderurgia (SITREL), Eldorado Celulose e Papel e a ETRIP, pontuou, acrescentando que ao fim do próximo ano o IEL estará certificando não só as empresas do PQF Básico como também as empresas que ingressarem no PQF Avançado.
A prefeita Márcia Moura reforçou que foi graças à vontade de crescer e de buscar a sustentabilidade que nasceu o segundo módulo do PQF no município. A nossa administração vai apoiar toda e qualquer ação que vem ao encontro da industrialização. Aproveito o lançamento do PQF Avançado para convocar os fornecedores de Três Lagoas para participarem, pois se trata de uma oportunidade de crescimento empresarial. A hora é essa para se lançarem ao desafio de fornecer para as grandes empresas, aconselhou, abordando a logística, a abundância de energia e os atrativos da cidade para as indústrias e prometendo que tentará inaugurar até julho de 2011 o novo aeroporto de Três Lagoas.
O Programa
Já a gerente de desenvolvimento empresarial do IEL Nacional, Suely Lima Pereira, explicou que o PQF se divide em Básico e Avançado, sendo que o último visa implantar ferramentas de gestão da qualidade de acordo com as normas ISO 9001/2008. Lançado em agosto de 2007, o PQF reúne mais de 100 empresas-âncoras e mais de mil fornecedoras no País. Hoje, está organizado em 18 Estados e tem como um dos maiores trunfos o aumento da eficiência dos fornecedores, que são capacitados nas mais modernas técnicas de gestão, e das empresas compradoras, que passam a dispor de mais opções na hora de comprar, ressaltou.
O diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Manuel Estanqueiro, ressaltou a parceria com o IEL e acredita que esse novo módulo do PQF vai contribuir para o desenvolvimento de Três Lagoas. A partir da integração da cadeia com as micro e pequenas empresas, vamos permitir que elas dinamizem mais sua produção, pois o mundo está cada vez mais competitivo. O PQF Avançado vai possibilitar mais competitividade às empresas que aderirem, integrando de maneira mais efetiva a cadeia, disse.
Na avaliação do superintendente do IEL do Espírito Santo, Fábio Ribeiro Dias, que foi o primeiro a desenvolver o trabalho do PQF Avançado no País, as experiências de sucesso devem ser compartilhadas. A Fibria atua em outros Estados e o IEL está presente nesses locais. O trabalho conjunto demonstra uma atuação sistêmica, em rede, e o IEL Nacional aparece como um importante articulador para que essa rede seja construída, declarou.
Para o superintendente do IEL de Mato Grosso do Sul, Bergson Amarilla, a integração com o Instituto do Espírito Santo demonstra que o PQF é um projeto consolidado e reconhecido como metodologia para promover a gestão da qualidade. No caso do PQF Avançado, serão 12 meses de trabalho com os 30 fornecedores, totalizando 3.300 horas de carga horária, informou.
Fonte: Fiems
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/13952-marcia-moura-participa-do-lancamento-do-pqf-avancado.jpg