A prefeita Marcia Moura participou na noite de sexta-feira (15), no Centro Cultural ‘Irene Marques Alexandria’, da aula inaugural do curso de Formação e Capacitação de Agentes de Fiscalização e Trânsito, com a palestra do delegado Paulo Rossetto. Os novos servidores tomaram posse no início deste mês e antes de iniciarem os trabalhos, todos passarão pelo curso de formação.
Em suas palavras, a prefeita Marcia Moura parabenizou a todos os novos agentes fiscalizadores de trânsito e demais participantes do curso. “Vocês lidam com vidas, com segurança, com educação no trânsito e tantas outras coisas. A nossa cidade cresceu e temos que pensar grande por zelar por ela. O nosso gabinete e a Secretaria Municipal de Trânsito estão abertos a sugestões”, disse.
O secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, agradeceu a prefeita pelo apoio nas atividades referente ao trabalho prestado no município e ressaltou a necessidade do curso para os novos agentes. “A cidade cresceu e a frota também, na qual se fizermos uma comparação, em 2005 tínhamos 28 mil veículos e atualmente está em torno de 70 mil. Os nossos parceiros, a Polícia Militar, exerce outras atribuições e infelizmente não tem como destinar uma equipe maior para contribuir na diminuição do número de acidentes e infrações. Já que o trânsito é municipalizado, a prefeitura também precisa somar para que tenhamos um trânsito em paz”.
A diretora do departamento municipal de Trânsito, Creusa Ramos, confessou o seu orgulho e emoção, pois Três Lagoas é o único município do Estado em que o órgão de trânsito da Prefeitura realiza o curso. “Eu fico feliz porque quando estivermos mais velhos, poderemos olhar um trânsito seguro e em paz e dizer que nós colaboramos e fomos pioneiros”. Além disso, Creusa pediu para que os novos agentes tenham na função ética e tratamento igualitário.
CAPACITAÇÃO
A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), em parceria com o 2º Batalhão da Polícia Militar e apoio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS) promovem a a capacitação.
A iniciativa visa capacitar os profissionais para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento, bem como na emissão de notificações de infração.
O curso é totalizado em 120 horas/aulas com aulas práticas e teóricas, abordando diversos assuntos relacionados, tais como: panorama geral do transito, legislação de trânsito no Brasil, Sistema Nacional de Trânsito, agente de autoridade de trânsito, educação, ética, cidadania, noções básicas de engenharia, medidas de segurança, primeiros socorros, direção defensiva, operação e fiscalização de trânsito, autuações e recursos.
Todo o conteúdo será voltado ao conhecimento e aprimoramento dos agentes de fiscalização de transito nas ações rotineiras de planejamento, legislação, cooperação e fiscalização do trânsito, na abordagem ao cidadão e principalmente para efetivar o modo de infração.
No final do curso, os participantes terão adquiridos uma gama de conhecimento para qualidade profissional de Trânsito.
Mais do que um cumprimento legal, a Prefeitura de Três Lagoas espera ter contribuído na formação de profissional para a realização competente de suas funções, em defesa da vida em Mato Grosso do Sul.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Luiz Akira, o vereador Adão José Alves, o capitão Gonçalves, que representou o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros; o aspirante Rocha, que no ato representou o coronel José Aparecido de Moraes e comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar e o sargento Juci Paula que representou o comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Três Lagoas