A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura, participou na tarde desta quinta-feira (13) do ato solene que inaugurou diversas obras dentro do Campus II da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O ato foi realizado pela reitoria e diretoria da instituição de ensino.
Com a presença da magnifica reitora da UFMS, professora doutora Célia Maria Oliveira; do diretor do Campus de Três Lagoas, Professor Doutor Osmar Jesus Macedo, ex-diretores, professores e servidores, a reitoria fez uma sequência de inaugurações que entregou aos alunos um anfiteatro, o prédio do curso de medicina, um herbário, o prédio de pós-graduação, que tem financiamento em parceria com a FINEP, além da nova biblioteca e salas de aula.
Em sua fala, Marcia Moura lembrou que “para que pudéssemos estar aqui, hoje, foi necessário transpor muitos desafios. Três Lagoas é uma cidade de oportunidades e que cresce a cada dia e com uma Universidade forte essa potencialidade aumenta ainda mais”, ressaltou.
Ainda em seu discurso, Marcia lembrou do Professor Derci, que dá nome ao Anfiteatro da UFMS e que foi um dos que mais lutou para trazer o curso de medicina para a unidade. “Além disso, em um trabalho conjunto, conseguimos trazer uma grande equipe de médicos oncológicos que fez de Três Lagoas referência na região e, inclusive, muitos deles são professores da UFMS”, comentou.
Já Osmar lembrou que cada diretor que passou pelo campus de Três Lagoas deixou uma marca. “Quem passou aqui há 10 ou 15 anos, hoje percebe o quanto mudamos. Sabemos que tudo é devido ao esforço coletivo de todo o corpo técnico e corpo docente. Graças a implantação de novos cursos como Engenharia de Produção, Sistema de Informação e Medicina, podemos acrescentar esses projetos que tanto beneficia a comunidade”, afirmou.
Ele lembrou que a Universidade tem grande necessidade de espaços físicos e que com esses novos prédios será possível ampliar o campo de pesquisa e de extensão, além de colaborar com a comunidadem, pois amplia as opções de locais culturais. “Hoje temos 2.228 alunos na graduação e outros 160 na pós-graduação, por isso temos que modernizar nossa Universidade para que possam ser atendidos com excelência”, ressaltou.
“Sempre almejamos uma boa estrutura para que pudéssemos realizar o nosso trabalho. Quando mudamos para o Campus II, não tínhamos nem água potável e os animais invadiam o prédio, mas enfrentamos todos esses desafios e hoje posso dizer, com toda certeza, que valeu a pena. Estou feliz de estar aqui inaugurando essas obras”, comentou Célia.
A reitora enfatizou ainda que desde de 2009 foram construídos, na atual administração, mais de 62 mil metros quadrados dentro do campus. “Hoje temos seis quarteirões todos tomados por prédios que colaboram para elevar ainda mais a excelência da nossa universidade”, finalizou.
Assessoria de Comunicação