A prefeita Marcia Moura participou na tarde desta última segunda-feira (04), da aula de abertura do curso “Direito e Política em Shakespeare”, realizado pela Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). O evento foi promovido no auditório da unidade, em Campo Grande e contou com a presença da Diretora-Geral da Escoex, conselheira Marisa Serrano e do Coordenador-Geral da Escoex, Bem-Hur Ferreira.
A iniciativa faz parte da celebração dos 400 anos da morte do poeta, ator, escritor e dramaturgo Willian Shakespeare, que além de escrever peças teatrais e poemas, deixou relevantes obras que agregam a área jurídica e política.
O curso foi proferido pelo Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, Dr. Carlo Fabrizio Campanile Braga e pelo Auditor de Controle Externo e Chefe do Setor de Acórdãos do TCE/MS, Dr. Herbert Covre Lino Simão.
Ambos realizaram uma apresentação sobre a biografia e obras produzidas por Shakeaspere e também utilizaram como fonte de análise, a posição da lei e da interpretação do Direito perante as cenas de julgamentos, além de uma Introdução ao seu pensamento político.
Para o palestrante Herbert Covre, algumas obras de Willian Shakespeare tiveram como pano de fundo os temas tratados no curso enquanto o procurador do Estado, Dr. Carlo Fabrizio Campanile, a contemporaneidade do pensamento do escritor inglês é um dos temas a ser estudado até hoje.
Marcia Moura, que antes de atuar na carreira política, ministrou aulas no curso de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do câmpus de Três Lagoas, disse que o estudo e análise das obras do escritor são de extrema relevância também para outras áreas. “Engana-se quem acredita que a literatura inglesa é referência somente no ensino, pois também se encaixa perfeitamente para quem trabalha com as leis. O motivo é que Shakespeare retratava temas universais podendo servir de exemplo para diversos profissionais, por isso que até hoje ele é lembrado”, destaca.
O curso “Direito e Política em Shakespeare”, reuniu 50 inscritos, dividido em dois módulos, sendo a abertura na terça-feira (04) e o encerramento nesta quarta-feira (05).
Willian Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon.
Assessoria de Comunicação