A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou na tarde desta terça-feira (17), na sede do SEST/SENAT, da abertura oficial da quarta etapa da Rota do Desenvolvimento. A solenidade contou também com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), autoridades estaduais, municipais e dos prefeitos dos municípios da região Costa Leste.
A Rota do Desenvolvimento é uma ação do governo do Estado iniciada em junho e que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e crescimento regional, por meio do estímulo à competitividade e inovação dos pequenos negócios sul-mato-grossenses.
O evento visa apresentar às instituições, autoridades, comerciantes, empresários e potenciais empreendedores a dinâmica de funcionamento e os benefícios que o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) oferece para o desenvolvimento inovador e sustentável do Estado.
O Propeq é um projeto estratégico e inédito da administração estadual que objetiva a criação de um novo paradigma na economia de Mato Grosso do Sul. Por meio do Propeq, o Governo do Estado pretende fomentar a diversificação da matriz econômica, potencializando os pequenos negócios e arranjos produtivos locais.
Durante a abertura o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Fornari, agradeceu em nome do Sistema S o governador e os secretários pela iniciativa de andar pelo Estado e convocar a todos para a construção do desenvolvimento estadual. “Este evento é muito importante para que possamos projetar o nosso Mato Grosso do Sul entre os maiores do País e mostrarmos para as futuras gerações que elas residem num dos estados mais pujantes do Brasil”.
O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou que a Rota do Desenvolvimento surgiu com a ideia de ser um apoio para os micros e pequenos empresários e que a expectativa de atendimento nos três dias de evento é de 4 mil atendimentos. “Nós como setor público queremos proporcionar ao setor de negócio e aos prefeitos um ânimo no desenvolvimento empresarial de cada região. Queremos mostrar que Mato Grosso do Sul é muito maior que a crise que o nosso País enfrenta neste ano. A região da Costa Leste tem sido destaque estadual devido ao investimento na expansão industrial que tem impactado o PIB do Estado”.
O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) ressaltou que a ação do governo do Estado está sendo realizada na região do desenvolvimento. “A Costa Leste tem auxiliado a mostrar que o Mato Grosso do Sul tem crescido mesmo diante da crise. Continuaremos a trabalhar para manter os incentivos fiscais que atraem novos investimentos”.
O deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB) disse que é uma honra a região Costa Leste receber uma edição da Rota do Desenvolvimento. “Neste ano conseguimos a expansão de grandes indústrias instaladas em Três Lagoas que tem beneficiado todos os municípios. Neste ano o governo do Estado, por meio do Imasul, já liberou mais de duas mil licenças ambientais que tem dado segurança para os empresários que queiram investir no Estado”.
A prefeita Marcia Moura disse estar muito feliz por Três Lagoas estar sediando um evento de desenvolvimento e empreendedorismo. “Isso mostra que o governo estadual acredita no potencial da nossa região. Com a Rota do Desenvolvimento podemos trocar experiências e ouvir a proposta do governador para manter os incentivos que beneficiam os empresários, e consequentemente, toda a população. Precisamos manter a nossa união para que possamos enfrentar esta crise. Espero que todos aproveitem este evento que é único para que todos saibam que Mato Grosso do Sul vai marcar a sua referência no Brasil”.
O governador Reinaldo Azambuja salientou que a Rota do Desenvolvimento quer discutir políticas públicas para o crescimento regional utilizando as potencialidades e atrativos de cada região. “Queremos que toda a região Costa Leste tenha um desenvolvimento pleno, com a ampliação de novos empreendimentos, manutenção dos empregos, abertura de novas vagas e qualificação da mão de obra. Durante estes três dias de evento queremos ouvir os micros e pequenos empresários e prefeitos sobre as grandes dificuldades que eles encontram para que possamos aumentar a competitividade e manter o Estado como um dos únicos que vão ter um PIB positivo neste ano”.
MAPA DE OPORTUNIDADES
Durante a solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento, os prefeitos dos municípios da Costa Leste receberam um kit do Propeq com o Mapa de Oportunidades da região.
O Mapa de Oportunidades tem como objetivo proporcionar aos municípios a apresentação de suas potencialidades e, com isso, auxiliar os empresários e empreendedores a tomarem suas decisões de investimento.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação