‘
A Eka Chemicals vai instalar em Três Lagoas uma unidade de fabricação de produtos químicos para branqueamento de celulose. Em uma primeira fase, a empresa atenderá principalmente a nova indústria de celulose Eldorado, que está em construção, mas outras empresas também vão ser atendidas com a produção. A instalação da unidade foi garantida pelos incentivos assegurados pelo governador André Puccinelli e a prefeita Márcia Moura.
Em audiência nesta quinta-feira (18) com o governador André Puccinelli, o presidente da Eka Chemicals no Brasil, Antonio Carlos Francisco, disse que o negócio envolve investimentos de cerca de R$ 200 milhões, com previsão de geração de 400 empregos na construção, além de 250 postos de trabalho diretos ou indiretos na operação da fábrica.
As parcerias fechadas com o Estado e a atual administração municipal, aproveitando o potencial e a vocação que a cidade tem mostrando para a indústria desse segmento garantiram o negócio proposto pela Eka Chemicals. Sem o apoio do governador e da prefeita de Três Lagoas ficaria praticamente inviável. Esse tipo de produção pode estar tanto em um estado quanto em outros locais, disse o presidente da empresa, explicando que a necessidade de instalar uma nova fábrica gera custos muito altos, e, muitas vezes, fica mais barato trazer esses compostos químicos de uma fábrica já existente em outra localidade. Então, esses incentivos são efetivamente o que viabiliza você começar com uma fábrica numa escala menor para depois crescer ao longo do tempo. Isso te dá a garantia de que você pode iniciar um processo dentro de uma fábrica, completou o empresário.
A Eka Chemicals vai produzir o clorato de sódio matéria prima para o dióxido de cloro e fazer o manuseio (diluir, concentrar, transformar) de todos os químicos que uma indústria de celulose necessita para o branqueamento da matéria prima. A planta fabril vai ser instalada dentro da indústria de celulose Eldorado, que está em construção em Três Lagoas, e que será a principal consumidora, absorvendo inicialmente 50% do que a Eka Chemicals produzir. A outra metade da produção vai ser destinada a outras empresas do mercado interno como outra grande indústria já em funcionamento em Três Lagoas ou até mesmo indústrias do estado vizinho de São Paulo.
Os incentivos do governo e da Prefeitura foram fundamentais porque viabilizam a instalação desse projeto em Três Lagoas dentro da fábrica da Eldorado. O governador se mostrou bastante conhecedor das necessidades da nossa indústria e do potencial que esse tipo de projeto pode trazer para a comunidade e para o Estado, afirmou o executivo Antonio Carlos Francisco, que na reunião esteve acompanhado do diretor Financeiro, Rogério Menezes
da vice-governadora Simone Tebet