Segue até às 17h desta quinta-feira (2), a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Três Lagoas. Na abertura, que aconteceu às 9h, na Câmara Municipal, a prefeita Marcia Moura esteve presente, juntamente com demais autoridades, para tratar do tema proposto nesta edição: “A função social da cidade e da Propriedade”.
A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal da Cidade de Três Lagoas (COMCIDADE/TL), presidido por André Melo, com apoio da Prefeitura e Câmara e está vinculada à Conferência Estadual das Cidades e Conferência Nacional das Cidades, que já estão na sexta edição.
O Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, falou sobre a importância da participação da população. “Este é o espaço e o momento para se discutir as melhorias para o município, aqui é que devem ser feitos os questionamentos”, explicou.
A secretária de Estado de Habitação e presidente do Conselho Estadual das Cidades (CEC/MS), Maria do Carmo Avesani Lopez reforçou a fala do promotor. “Aqui é um espaço democrático para discutirmos como fazer uma cidade melhor. Três Lagoas esta crescendo muito nos últimos anos e precisamos planejar esse crescimento”, pontou.
Marcia Moura falou sobre a importância da Conferência para a discussão de melhorias na infraestrutura da cidade. “É o momento que podemos colaborar com nossa cidade. Mesmo com a crise que nosso país está vivendo, temos empregos e continuamos sendo a cidade das oportunidades. Precisamos conhecer o que vamos receber e nos preparar para isso”, disse a prefeita.
Também estiveram presentes na abertura, o vice-prefeito Luiz Akira; Kelly Hokama, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso do Sul, vereadores; secretários municipais; diretores e servidores; membros de entidades de classe; professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e comunidade em geral.
Programação
A primeira palestra do evento tratou sobre “Regulação Fundiária e Edilícia”, ministrada por Maria do Carmo Avesani, seguida pela palestra “A função social da cidade e da prosperidade”, por Tânia Marques. Com base nas apresentações, foram realizados trabalhos dos Grupos Temáticos com formulação de proposta.
No período da tarde, será tratada a Sistematização das Propostas, Plenária de Apresentação e Discussão das Propostas, Eleição de Delegados e Instituições dos Membros do Conselho Municipal da Cidade de Três Lagoas. Os participantes receberão ao final, certificado com carga horária de oito horas.
Assessoria de Comunicação | Larissa Lima