‘
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Atividade Física e Saúde, informou nesta semana que mais de 700 servidores aderiram voluntariamente à Ginástica Laboral, em aulas de 10 minutos, aplicadas três vezes por semana, no próprio setor de trabalho.
Neste ano, são quatro monitores de Ginástica Laboral, que percorrem 70 setores da Administração Pública Municipal, aplicando os exercícios físicos, adequados ao tipo de trabalho que é exercido na Prefeitura.
Isso mostra uma conscientização do servidor em relação à sua saúde e um reconhecimento dos benefícios conseguidos através da Ginástica Laboral. O desempenho efetivo da Ginástica Laboral depende da participação regular dos trabalhadores, por isso é tão importante a conscientização do servidor, conforme ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Atividade Física e Saúde, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz.
A Ginástica Laboral basicamente tem como objetivo promover a saúde, melhorar as condições de trabalho e preparar os trabalhadores para o despertar da necessidade da prática de atividades físicas dentro e fora do trabalho.
É um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente de trabalho, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as. É realizada no próprio local de trabalho e atua de forma preventiva, explicou Darlene.
Segundo ela, a aplicação de exercícios físicos em um momento da jornada de trabalho, em seus diferentes tipos de Ginástica Laboral, além de produzir um descanso ativo não vai repercutir negativamente no fluxo de produção.
O tempo que se dedica a esta atividade é de poucos minutos, sendo recuperado na produtividade dos trabalhadores, porque, após realização dos exercícios, comprovadamente constatamos que eles têm maior disposição para o trabalho, observou a coordenadora.
Um outro importante resultado é que tem se constada a redução e até ausência, quase que por completo, da incidência de casos de enfermidades ocupacionais por parte dos servidores que optaram por dedicar 10 minutos do seu tempo à Ginástica Laboral, destacou Darlene.
VIDA SEDENTÁRIA
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/16363-mais-de-700-servidores-municipais-aderem-a-ginastica-laboral.jpg