O vice-prefeito Luiz Akira Otsubo (PSDB), representando a prefeita Marcia Moura (PMDB), participou na tarde desta quinta-feira (19), na sede do SEST/SENAT, da abertura do Encontro de Negócios Fomenta Três Lagoas. O evento é uma promoção do Sebrae/MS e do governo do Mato Grosso do Sul e faz parte da programação da quarta etapa da Rota do Desenvolvimento que foi realizada entre os dias 17 e 19 de novembro no Município.
O Encontro de Negócios teve como objetivo incentivar os negócios entre micro, pequenas e grandes empresas de Três Lagoas e região. Participaram do evento 14 empresas âncoras: 2 ª Cia de Infantaria, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eldorado Brasil, Hospital Auxiliadora, Hospital Cassems, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Klin, Metalfrio, Prefeitura de Brasilândia, Sanesul, Sitrel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Três Lagoas.
O diretor do SEST/SENAT, Celso Vicente Pereira, disse que foi uma satisfação a unidade receber o Encontro de Negócios, já que a instituição acredita que através da troca de idéia é possível fazer grandes negócios. “Quando conseguimos fazer um bom diálogo, consequentemente, fazemos ótimos negócios. Ao vermos reunidas 14 empresas âncoras mostra a seriedade e o comprometimento de todos para o desenvolvimento. Três Lagoas e região são pujantes e a união de todos vai auxiliar no nosso progresso”.
A gerente do Sebrae/MS Regional Costa Leste, Josi Signori, destacou que com as demandas apresentadas em toda a realização da Rota do Desenvolvimento o governo do Estado terá o direcionamento para toda a região. “E durante o Encontro de Negócios percebi mais uma vez a importância de estarmos unidos para buscarmos os nossos direitos e fortalecermos a Costa Leste. No evento os empresários tiveram a oportunidade de fazer novos contatos, de ampliar e fortalecer as suas empresas”.
O prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, ressaltou a importância da Rota do Desenvolvimento para evolução do potencial empresarial da região. “Temos sentido positivamente o impacto do crescimento de Três Lagoas e esperamos que possamos ser ainda mais beneficiados. Só é possível o desenvolvimento de uma cidade quando os empresários se unem e enfrentam as diversidades”.
O vice-prefeito Luiz Akira Otsubo, destacou a importância do evento para auxiliar os pequenos empresários a terem novas oportunidades para enfrentarem a crise financeira. “Este evento veio num momento oportuno, já que a Costa Leste é uma região que tem passado por um grande crescimento e é de suma importância que todos possam ser beneficiados. A Administração Municipal sempre será parceira das ações que sejam realizadas em prol do desenvolvimento da nossa Cidade e região”.
Após a fala das autoridades, as empresas âncoras fizeram apresentações sobre como executar o fornecimento de produtos para as mesmas, as suas demandas e as principais dificuldades em comprar da pequena empresa.
Durante o evento o representante da Prefeitura de Três Lagoas, Michel Francis Cabral, realizou o trabalho de captação de novos fornecedores. “A Administração Municipal sempre procura comprar dos micro e pequenos empresários, mas muitas vezes as mesmos encontram problemas documentais que impedem o processo de aquisição”.
ROTA DO DESENVOLVIMENTO
A ação do Governo do Estado tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e crescimento regional, por meio do estímulo à competitividade e inovação dos pequenos negócios sul-mato-grossenses.
O evento apresenta às instituições, autoridades, comerciantes, empresários e potenciais empreendedores a dinâmica de funcionamento e os benefícios que o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) oferece para o desenvolvimento inovador e sustentável do Estado.
O Propeq é um projeto estratégico e inédito da administração estadual que objetiva a criação de um novo paradigma na economia de Mato Grosso do Sul. Por meio do Propeq, o Governo do Estado pretende fomentar a diversificação da matriz econômica, potencializando os pequenos negócios e arranjos produtivos locais.
O diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, fez um balanço positivo do evento no Município. “As 11 cidades da Costa Leste se fizeram presentes e ficamos muito satisfeitos com a participação dos empresários. Isso mostra que a região está preparada para receber cada vez mais novos empreendimentos. Vale ressaltar também que futuros empreendedores também tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas para abrirem os seus comércios”.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação