Mesmo com os inúmeros pedidos da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, a população ainda não está consciente sobre a importância de seu papel na conservação da limpeza da cidade.
Mesmo com os apelos que fazemos à população, ainda é crítica a situação. Infelizmente, ainda vemos muita sujeira se acumulando nos canteiros centrais das principais avenidas da cidade, não por falta de manutenção por parte da Administração Municipal, mas por falta de consciência e conservação que deve partir da população, explicou o secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes.
Ainda segundo o secretário, as equipes de limpeza se revezam para dar conta de todo o trabalho, mas encontram dificuldade em manter os canteiros limpos.
É comum encontrarmos copos plásticos, papéis de bala e até garrafas pet. Porém agora, até mesmo entulhos e restos de construção estão sendo descartados nos canteiros, lamentou o secretário, referindo-se a um vaso sanitário que foi descartado no canteiro central da Avenida Rosário Congro, nas proximidades do número 181, em frente ao shopping popular.
Além do descarte incorreto, o acúmulo de lixo compromete a saúde coletiva e danifica o trabalho paisagístico do local que é realizado e mantido pelas equipes de manutenção de áreas verdes.
Vários trabalhos já foram realizados com o intuito de conscientizar a população, mas os resultados não foram satisfatórios.
Na tentativa de alcançar seu principal objetivo, a conservação de limpeza urbana, a Secretaria de Meio Ambiente intensificará a fiscalização dos canteiros contrais, multando os munícipes que forem pegos sujando os locais públicos.
Os fiscais estão nas ruas para notificar e multar. Infelizmente, muitas pessoas só mudam de atitude quando se mexe no bolso, frisou Mateus.
Precisamos modificar a cultura de comportamento de muitos moradores, a de que lixo pode ser acumulado nas esquinas, jogado nas ruas e canteiros da cidade. Isso é completamente errado. Não adianta a Administração Municipal fazer a sua parte com trabalhos efetivos se a população não colabora. É necessário realizarmos um trabalho em conjunto para ser eficaz e eficiente finalizou Mateus.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO