O evento foi prestigiado por secretários municipais, empresários e representantes de vários segmentos da sociedade.
A mesa diretiva do evento foi composta pelo arquiteto Faez José Rizk, pelo representante da Fapec, Reinaldo Rodrigues Fagundes, que no ato representou secretário executivo do órgão, João Batista Garcia, pela prefeita Simone Tebet (PMDB), pelo presidente da Câmara, Antonio Rialino (PMDB) e pelos vereadores Cláudio César (PMDB) e Gil (PPS).
O livro
O livro do Plano Diretor de Três Lagoas traz a íntegra da Lei n° 2083, que trata do plano diretor criado para o município, além de informações técnicas e mapas. O material foi editado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), que também deu suporte técnico-financeiro à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nos campos de pesquisa, ensino e extensão.
O projeto gráfico, editoração eletrônica, impressão e acabamento ficaram por conta da Editora UFMS.
A obra teve consultoria do secretário executivo João Batista Garcia e dos arquitetos e urbanistas Ângelo Marcos Arruda e Mário Sérgio Sobral (FAPEC/UFMS).
Desde o começo dos trabalhos para criação do Plano, até o lançamento do livro, foram nove meses de trabalho.
O plano
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Ele é responsável por organizar as ações do Poder Público Municipal e da sociedade, e segundo os seus idealizadores visa o bem estar coletivo e a justiça social, instaurando um processo de planejamento compatível com a dinâmica e a complexidade local. Para que todo o município fizesse parte das diretrizes do projeto foi necessário dividir a área da cidade em distritos, regiões urbanas e zoneamentos.
O Plano Diretor, abrangendo a totalidade do território do município integra o sistema de planejamento Municipal, devendo o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual incorporarem as diretrizes e as propriedades nele contidas.
Coragem
Em seu discurso na solenidade de lançamento do livro, a prefeita Simone disse que o Plano Diretor é uma lei popular, uma vez que abrange e integra todos os segmentos da sociedade. Simone lembrou que a próxima etapa agora é a aplicação do plano, iniciativa que demandará trabalho e coragem
Para a edificação do plano será necessária muita coragem. Mas fiquem tranqüilos, porque isso eu tenho de sobra disse.
Após a parte formal da solenidade, os convidados participaram de um coquetel, onde receberam um exemplar do livro.
Assessoria de Comunicação