A prefeitura de Três Lagoas conseguiu nesta semana um alvará judicial que deve auxiliar as equipes de agentes de saúde na busca por reservatórios que possam servir de criadouros de larvas do mosquito aedes aegypti, causador da dengue. A preocupação com a doença aumenta durante esse período, quando registra-se alto volume de chuvas na região. A medida faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para combater o aumento do número de casos de dengue no município.
Três Lagoas possui um grande número de propriedades abandonadas, bem como imóveis que permanecem fechados para locação, durante longos períodos. O alvará judicial , expedido pelo juiz de direito Márcio Rogério Alves, assegura que os agentes de saúde poderão entrar nos imóveis, mesmo sem localização de seus proprietários, desde que seja previamente comunicado à justiça o endereço. A ação dos agentes de saúde poderá ser acompanhada de oficiais de justiça.
Para o secretário de Saúde, Jorge Martinho, a medida contribuirá para a redução dos casos de dengue no município, já que agora, os agentes poderão eliminar os focos de aedes aegypti de regiões que contam com casas e terrenos fechados. Com esta decisão, a Justiça concede uma enorme ajuda para combatermos os focos de dengue em nossa cidade, destacou.
Outras ações
A Secretaria de saúde tem desenvolvido diversas ações pra combater a dengue e manter sob controle o índice de casos da doença. Uma delas foi o Dia da Virada, promovida no último dia 1º, que uniu mais de 500 pessoas em um arrastão que convidou os moradores para prestarem mais atenção em seus quintais e eliminarem os possíveis focos de larvas do aedes aegypti.
Assessoria de Comunicação