A partir de segunda-feira (09 de junho), a escola municipal Parque São Carlos, de Três Lagoas, passará a dar uma contribuição efetiva para a redução do consumo de água. Por meio de parceria com o Instituto International Paper, serão instaladas 12 torneiras temporizadas nos dois banheiros do local, o que permitirá um controle maior na vazão de água a cada utilização. Espera-se a redução de até 201.480 litros de água em um ano.
A iniciativa surgiu a partir de um diagnóstico de um grupo de alunos que participam do Projeto Natureza & Corpo, uma das frentes do Instituto International Paper. Durante uma ação de educação ambiental realizada com monitores, os jovens perceberam que estava havendo desperdício de água na escola.
Diante disso, propuseram a implantação de torneiras temporizadas, que consomem até 40% menos água do que os equipamentos tradicionais.
Para a gerente de responsabilidade social e sustentabilidade da International Paper, Lizzi Colla, a ação demonstra a vontade que os jovens têm de mudar para melhor o entorno. “Ficamos muito satisfeitos em ver a participação ativa dos alunos nas ações e discussões propostas pelo projeto”.
“O Natureza&Corpo estimula e fomenta a cidadania ética e responsável dos jovens, implementando ações conscientes e gerando mudanças de comportamento”, ressalva a gestora.
Natureza & Corpo
Implementado em 2013, o Projeto Educação para Sustentabilidade Natureza & Corpo busca conscientizar, engajar e educar jovens alunos (6ª ao 9º ano, de 12 a 16 anos) para que eles sejam multiplicadores de conceitos e práticas de conservação ambiental. Também se propõe a contribuir para o desenvolvimento sustentável da própria comunidade local.
Assessoria de Comunicação