O primeiro Festival “Dança Três” que acontece em Três Lagoas de 31 de outubro a 03 de novembro deste ano, disponibilizará diversas oficinas aos participantes, crianças, jovens e adultos. As inscrições para tais oficinas encerram na próxima segunda-feira (28).
Para se inscrever o interessado deve acessar o blog, http://festivaldanca3.blogspot.com/. Todas as oficinas serão realizadas no Alojamento Fazendinha II, da Eldorado Brasil ao longo dos dias 1, 2 e 3 de novembro, no período da tarde.
O evento é uma promoção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado, por meio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), em parceria com o Departamento Municipal de Cultura de Três Lagoas.
Oficina: Dança clássica para crianças
A oficina se dará no diálogo entre estudantes e professores. Serão trabalhadas posturas de balé no centro e na barra; posições básicas e ritmo (dinâmica de aula e nuance musical). Ao final de cada aula, serão promovidas conversas com os professores.
Público-alvo: crianças de 7 a 12 anos e professores de ensino infantil
Pré-requisitos: material para anotações, roupa adequada
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 15h30 às 17h15
Oficina: Dança Contemporânea
A oficina irá abordar questões de preparação do corpo do intérprete e criação de partituras físicas, tendo como ponto de partida imagens e textos. Técnicas de dança contemporânea serão abordadas para trabalhar potência física, peso, espacialidade e relação com o espaço e indivíduos. O foco central é apontar maneiras de deixar o corpo apto a percorrer todas as intensidades físicas que estão contidas nas imagens e textos que podemos expressar por meio do corpo.
Público-alvo: estudantes de dança e teatro, acima de 14 anos
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 13h30 às 15h15
Oficina: Lyrical Jazz
A oficina trabalha técnicas de balé e jazz, oferecendo exercícios de alongamento, sequências de movimento no chão, combinações de frases de movimento na diagonal do espaço da sala de aula, pequenos e grandes saltos e sequências coreográficas. Tem o objetivo de incentivar a criatividade coreográfica dos dançarinos além de buscar possibilidades diferentes de movimentação.
Público-alvo: estudantes de dança, a partir de 15 anos
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 13h30 às 15h15
Oficina: Pilates como ferramenta para o corpo do bailarino
A oficina propõe a sensibilização para a tridimensionalidade corporal por meio de princípios de movimento e fundamentos do Pilates, com o objetivo de refinar a qualidade do movimento dançado.
Público-alvo: Artistas da dança – adolescentes e adultos
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 15h30 às 17h15
Oficina: Dança do Ventre
A oficina lança mão de técnicas de alongamento e fluidez dos braços específicas da dança do ventre para despertar elementos como postura, elegância e feminilidade. Além disso, serão abordadas técnicas para o movimento do quadril, deslocamento e montagem de coreografia que visam contribuir para o condicionamento físico, equilíbrio da ansiedade e alívio de tensões.
Público-alvo: Mulheres acima de 15 anos
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 15h30 às 17h15
Oficina: Balé clássico – Método Royal Academy of Dance
A oficina tem como prioridade usar a técnica do balé clássico para contribuir na formação de bailarinos tecnicamente fortes e capazes de executar outras técnicas de dança. Compreende exercícios de aquecimento e alongamento; posições do balé (braços e pernas); exercícios na barra (pliés, battement tendu, rond de jambe, adágio com développé e port de bras, grand battements); e exercícios no centro.
Público-alvo: adolescentes e adultos, a partir dos 12 anos
Pré-requisito: roupa adequada – quem não tiver sapatilhas de meia-ponta, levar meias
Dias: 1, 2 e 3 de novembro
Horário: 13h30 às 15h15
Assessoria de Comunicação