O Departamento Municipal de Cultura informa que as inscrições para a Oficina de Roteiro-Cinema Vivo terminam nesta sexta-feira, dia 11 de julho. Os interessados devem procurar o Núcleo de Audiovisual do Departamento de Cultura, localizado no saguão do prédio da antiga Prefeitura, das 9h às 13h.
O curso será de 16 a 22 de julho, das 18h às 21h, no Centro Cultural “Irene Marques Alexandria”, com carga horária de 15h.
O Núcleo de Áudio Visual do Departamento de Cultura realiza este curso de roteiro elegendo o público alvo como pessoas que já atuam na área de técnica de audiovisual e também alunos da rede pública de ensino, acima de 16 anos, com desenvoltura para leitura. A oficina será ministrada como ferramenta de comunicação, despertando aptidões para que temas diversificados de comunicação sejam realizados de maneira eficaz e com linguagens específicas.
CINEMA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
O curso ainda tem como finalidade despertar a criatividade e incentivar ações internas e externas visando a integração entre público interno e externo. O cinema é visto também como um disparador temático para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
O cinema é um produto cultural de grande relevância na sociedade contemporânea por sua linguagem de informação rápida e eloquente. É uma linguagem que pode ter um aproveitamento educativo muito grande e eficaz.
Para a diretora de Cultura Vickie Vituri, “a indústria do cinema hoje é reconhecida como fonte geradora de renda. Faz-se cinema no Brasil todo e as novas tecnologias, como celulares com câmeras sofisticadas, facilitam para que isso aconteça. Com um curso como esse, oferecemos aos interessados, ferramentas para produzir vídeos com mais qualidade e aceitação no mercado”.
O coordenador do Núcleo de Audiovisual do Departamento de Cultura, Cadu Modesto Fluhr, diz que “com este curso pretendemos despertar o interesse de jovens e adultos para o conteúdo dramatúrgico e produção de textos voltados ao audiovisual, capacitando-os para o mercado emergente da nossa região”.
O CURSO
Durante o curso serão desenvolvidos aspectos como o desenvolvimento de ideias para a criação da história e roteiro, pesquisa, ordenação de cenas de um roteiro, criação de personagens, criação de personagens incomuns, criação de bons diálogos, tipos de enredo, pontos de vista na literatura, formatação básica de roteiro de cinema, e outros.
MINISTRANTE DO CURSO
Silvia Leticia Miranda é Diretora de Arte, Maquiadora profissional, Produtora executiva do Coletivo Xaraes de cinema Produtora da Najon , núcleo de artistas e produtos em arte UEMS – Artes cênicas e Dança Principais Trabalhos: Filme Lados Dados (filme de temática GLBT, participou de festivais , Rio de Janeiro , São Paulo, Los Angeles EUA, Canada pelo MIX Brasil , foi exibido no canal Curta Brasil TV a cabo ); Filme Ana, primeiro lugar na Mostra audiovisual em Dourados; Filme “Tempooral”, produzido em Três Lagoas, conquistou o terceiro lugar na Mostra audiovisual em Dourados. Produzindo atualmente o filme 4 horas de escuridão (xaraes) e o Documentário centenário Três Lagoas Vídeo 100 anos de Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação