‘
O índice de alerta do Ministério da Saúde para o município de Três Lagoas quanto ao controle da dengue, medido pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), realizado de dois em dois meses em toda a Cidade, caiu de 3,5% para 1,2%. Segundo recomenda o Ministério da Saúde, o índice de tolerância satisfatória é de 1,0%.
Os dados para o Lira foram coletados na semana de 5 a 9 deste mês de março, quando foram visitados 1,9 mil imóveis, pelas equipes de Agentes de Combate a Endemias.
Segundo os relatórios do Lira, do total de imóveis visitados, em 22 deles foi constatada a presença do mosquito transmissor da dengue. E, pelo mesmo levantamento, o maior número de casos (25) foi constatado em amontoados de lixo, formado por recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos.
A queda dos índices do Lira reflete também na redução do número de casos notificados de dengue na última semana. De 79 casos notificados na semana de número 9 em Três Lagoas, na semana seguinte, a de número 10, foram registrados 56 novos casos notificados da doença.
De janeiro até agora, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 1.227 casos. Desse total, temos 391 casos confirmados e 187 já descartados.
A redução do número de casos de dengue se deve às intensas ações da Saúde, notadamente a ação em andamento que é a Saúde na Comunidade, Juntos com Responsabilidade, onde é importante a participação de toda a população, observou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
Além das ações diárias das equipes dos nossos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes de Controle de Endemias, que visitam periodicamente as residências, orientando nossa população, achamos por bem promover a Saúde na Comunidade, onde temos a participação valiosa do Departamento de Obras e Serviços (DOS), completou Eliane.
DENGUE TIPO IV
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/16152-indice-de-alerta-da-dengue-cai-dos-3-5-para-1-2.jpg