Na manhã de hoje (7) o Departamento de Imunização, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um treinamento para 20 profissionais do setor de enfermagem. De acordo com Humberta Azambuja, coordenadora de Imunização, o intuito do curso é padronizar a estratégia de contingencia de vacinação conta o vírus Influenza A H1N1.
“É de extrema importância que os profissionais estejam alinhados para que consigamos chegar à meta de vacinação contra Influenza. O Brasil está com muitos casos da doença, inclusive mortes, e precisamos cuidar da nossa população informando-as sobre a necessidade da vacina”, explicou.
A coordenadora explicou que essa foi uma reunião técnica também para informar algumas mudanças na estratégia interna e apresentar gráficos e números da situação no país. “O mais importante é frisar sobre a necessidade de alcançar os grupos prioritários. Vamos atuar fortemente com as gestantes que atendemos, com as mulheres que tiveram filhos no período de 45 dias, nas unidades de especialidades, para atendem os idosos e as pessoas com doenças crônicas, além das creches e escolas para a imunização das crianças”, ressalta.
O “Dia D Campanha contra A H1N1” terá início no dia 30 de abril, segundo Humberta, as doses começam a chegar no dia 20 de abril. As unidades de saúde serão responsáveis também por divulgar em seu bairro de atuação sobre a necessidade da vacina.
A meta de vacinação esse ano é de 25.236 pessoas imunizadas. No ano passado a meta era menor 22.030.
Os grupos prioritários são:
6 meses a 2 anos: 3.050
2 a 4 anos: 4.330
Trabalhadores da saúde: 2.363
Gestantes: 1.525
Puérperas: 251
Idosos: 10.406
Pessoas com doenças crônicas : 3.011
Assessoria de Comunicação