Além dos idosos acima de 70 anos, anunciados na segunda-feira (13), como público prioritário para receber as primeiras doses da Pfizer Bivalente contra a Covid-19, vão fazer parte deste grupo também pessoas acima de 12 anos de idade, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
A determinação consta na nota técnica 01/2023 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, para o público alvo determinado pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).
São considerados imunocomprometidas pessoas com transplante de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses e pessoas com neoplasias hematológicas
De acordo com a nota, a vacina bivalente será fornecida de forma escalonada, considerando a disponibilidade de estoque e cronograma de entrega dos frascos e grupo prioritário.
O esquema vacinal para o público alvo é de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço), para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes, sendo a última aplicada há mais de quatro meses.
VACINAÇÃO
A partir de quarta-feira (15), as vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Três Lagoas para o público alvo, estabelecido nesta primeira etapa.
Para receber o imunizante é necessário levar o comprovante de vacinação Covid-19, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação.
(consulte o horário de funcionamento da USF do seu bairro AQUI)