A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve representada pelo vice-prefeito Luiz Akira (DEM) no treinamento prático da segunda turma de formandos de Três Lagoas em Sistema de Comando de Incidentes (SCI), na manhã desta quinta-feira (5).
Para o treinamento prático das ações de socorro às vítimas, sob um comando único de operações, a Comissão Municipal de Prevenção e Preparação e Resposta Rápida (P2-R2) montou o cenário de simulação de um grave acidente, em uma área em frente ao Quartel Senador Ramez Tebet do 5º Grupamento de Bombeiros (GB), na Avenida Filinto Müller, no Jardim Morumby.
“A Cidade tem que se preparar e aprender como agir perante situações como esta”, comentou o vice-prefeito Luiz Akira. “Nessas horas, precisamos da união e integração de forças e ações, porque todo o acidente, do mais simples ao mais complexo e grave, é imprevisível”, observou o vice-prefeito, ao acompanhar as ações de atendimento às vítimas do acidente simulado.
CENÁRIO
No cenário, “numa manhã de quinta-feira, como outra qualquer, um ônibus conduzia 25 crianças do Programa Bombeiros do Amanhã para atividades esportivas”, contava o narrador do simulado.
Segundo ele, a certa altura do percurso e na imediações de uma Escola Municipal, um caminhão tanque desgovernado, transportando 25 mil litros de gasolina, colide na lateral do ônibus, iniciando-se o vazamento do combustível, transportado pelo caminhão.
Na colisão, o condutor do caminhão veio a óbito, o motorista do ônibus sofre escoriações de natureza grave, uma criança morre e as demais sofrem apenas algumas escoriações, sem gravidade.
Para prevenção e resposta rápida, os alunos da escola próxima ao local do acidente são evacuados às pressas e começa todo o processo de atendimento às vítimas pelo Sistema de Comando de Incidentes.
Esta é a segundo turma que participa desse curso, após a criação da Comissão Municipal P2-R2, “independente de barreiras jurisdicionais, mas com os mesmos objetivos” e convocada a agir, de modo integrado e rápido, na eventualidade de ocorrência de graves acidentes, como explicou resumidamente o comandante do 5ºGB, major Leandro Mota de Arruda.
PARTICIPANTES
Nas ações do acidente simulado, assistido também pelos secretários Milton Gomes Silveira (Meio Ambiente), Eliane Brilhante (Saúde), Paulo da Paz (Esportes, Juventude e Lazer) e representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Administração e Assistência Social, houve a participação ativa e coordenada de equipes da Comissão Municipal da P2-R2.
No comando geral do simulado, para treinamento prático do SCI, esteve o comandante local da Polícia Militar Rodoviária (PMR), major James Magno.
Participaram do treinamento: ambulâncias com equipes de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU); por parte dos Bombeiros, ambulância UR (Unidade de Resgate), viatura ABR – Auto Bomba Rápido e uma outra viatura, tipo ABT – Auto Bomba Tanque; para orientações e desvio do trânsito urbano, houve a participação de três Agentes Motorizados do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran) e Policiais Militares do Pelotão de Trânsito, coordenados pelo subcomandante do 2ºBPM, major Elcio de Almeida; representantes do Corpo de Motociclistas da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Perícia Criminal; equipe de voluntários da Defesa Civil; representante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro; Empresa Breda, com sua logística de transportes; e ainda equipes de Bombeiro Civil das Brigadas de Combate a Incêndios de grandes e médias empresas do município de Três Lagoas, como Cargill, Petrobras, Fibria, Eldorado Brasil e também de entidades como Sesi/Senai e Sest/Senat (Transportes).
Assessoria de Comunicação