O Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do governo federal, desenvolvido em Três Lagoas pela Secretaria Municipal de Saúde, teve melhora dos indicadores referente ao ano de 2009, fato que foi ressaltado pela Gerente do programa Saúde da Mulher, Hilda de Freitas, em ofício encaminhado para parabenizar a secretária da pasta e os funcionários.
O Programa é coordenado pela Clínica da Mulher, onde concentra-se todas as informações de atendimentos. Segundo, Elaine Fúrio, coordenadora da Clínica da Mulher, o programa pertence ao Ministério da Saúde e está em funcionamento no município de Três Lagoas desde 2004.
O ofício parabeniza a melhora quanto ao nosso sistema de informação no ano de 2009, contendo dados e situações dos atendimentos realizados com as gestantes, explicou Elaine.
De acordo com a coordenadora, através do Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, (SISPRENATAL), as informações sobre os atendimentos são repassadas a Secretaria do Estado de Saúde mensalmente, e no ano de 2009 houve uma melhora expressiva. Estamos há um tempo com uma funcionária que cuida da digitação e reúne diariamente as informações necessárias dos atendimentos realizados, o que facilita este repasse, afirma Elaine.
O programa é responsável por cadastrar cada gestante que realiza todo e qualquer tipo de consulta pelo Sistema Único de Saúde. No ato da consulta, elas recebem um número de identificação pelo qual é possível um acompanhamento junto à Secretaria.
Elaine ainda informou que, através deste acompanhamento, o município recebe auxílio financeiro para que haja melhores recursos, o que, consequentemente, aprimora os resultados. Hoje temos 1791 gestantes cadastradas no programa PHPN, completou a coordenadora.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO