No intuito de ampliar a rede de atendimento disponível no Hospital Auxiliadora, a Prefeitura de Três Lagoas e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul abrirão a partir desta quarta-feira (16), mais 10 leitos de UTI, somando assim, 20 leitos de suporte ventilatório Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) não Covid à disposição da população que precisar do leito.
Assim como já ocorreu em outros momentos da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Estado de Saúde (SES) buscam se antecipar para evitar a superlotação e, principalmente, a falta de leitos de UTI, o que pode significar a perda de uma vida, caso não tenha disponível. O custeio desses leitos será 100% via Estado e a operacionalização pelo Município.
Segundo Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, “apesar dos números de internações virem se estabilizando, a ocupação sempre está quase ou em 100%, logo estamos nos preparando para que, caso venha ser necessário mais leitos estes já estejam disponíveis.”
Elaine, no entanto, aproveitou para reforçar a importância dos cuidados básicos, como distanciamento e uso de máscara e higienização das mãos. “Mais que isso, reforçamos a importância da vacinação de todos, pois as vacinas se comprovaram eficazes no momento em que mesmo tendo séries históricas de casos positivos por dia, o número de internações e mortes foram muito inferiores aos cenários de menor contaminação pelo vírus no ano passado, por exemplo”, finalizou.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
Conforme o boletim de segunda-feira (14), o último a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica até o presente momento, dos 10 leitos respiratórios covid-19 disponibilizados até esta terça-feira (15) pelo setor público, 90% estavam ocupados.