O Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), vinculado ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, promoveu curso e treinamento de Gestão de Custos, Inserido no programa de Certificação da Qualidade Hospitalar (CQH), no auditório do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, pela manhã e à tarde desta terça-feira (23).
A programação do curso e treinamento se estende até o período da manhã desta quarta-feira (24), conforme anunciou o médico Giovanni Di Sarno, do Cealag, ao dar as boas vindas aos participantes, integrantes do Comitê Regional Hospitalar e gestores das Secretarias Municipais de Saúde da Região de Três Lagoas.
A Região de Saúde de Três Lagoas engloba os seguintes municípios: Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Três Lagoas.
Entre os presentes, a diretora geral da Sociedade Beneficente Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, irmã religiosa, Aurélia Brioschi; diretor técnico da Gestão Compartilhada do Hospital Auxiliadora, médico Francisco Claro de Oliveira; e a diretora de Relações Institucionais em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Thais Emiliana Salles da Silva.
CURSO E TREINAMENTO
Este é o 11º dos cursos, inseridos no programa de Certificação da Qualidade Hospitalar (CQH), realizado pela equipe do Cealag, assessoria contratada através da Gestão Compartilhada do Hospital Auxiliadora.
O curso e treinamento de Gestão de Custos é ministrado pelo enfermeiro Luiz Otávio Barbosa Viana, de Bauru (SP), especialista em Gestão na área da Saúde e consultor do Cealag.
Luiz Otávio antecipou que este curso contém informações completas e treinamento sobre “o desenvolvimento e aplicação do sistema de custos na gestão hospitalar e na saúde pública em geral”, resumiu.
“É uma importante e útil ferramenta de gestão”, comentou. “Onde se trabalha com poucos recursos, é importante saber identificar e evitar o desperdício e, ao mesmo tempo, usar as técnicas de como reduzir custos, sem comprometer a qualidade dos serviços que a população espera da Saúde”, ressaltou.
Junto com as noções teóricas de gestão de custos, o participante do curso recebe exercícios práticos de procedimentos.
“Os procedimentos não são fictícios, mas reais, que ensinam o caminho ao gestor da Saúde para implantá-los em cada Hospital do seu respectivo município”, anunciou Luiz Otávio.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação