Na manhã desta sexta-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, autoridades e representantes da Rede de Proteção à Mulher participaram no anfiteatro do CRASE “Coração de Mãe”, de uma mesa redonda sobre o tema “Sistema de Garantia de Direitos da Mulher”.
A ação faz parte da programação da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, que durante o mês de março irá promover diversas atividades de mobilização e conscientização sobre a garantia dos direitos da mulher.
Para a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), Sheila Regina dos Santos, o evento fortalece a rede de atendimento na construção de parcerias, integrando ações para encorajar as mulheres em situação de violência doméstica, além de multiplicar as informações sobre a garantia desses direitos.
Durante a abertura oficial do evento, os convidados assistiram ao vídeo das ações desenvolvidas pelo CRAM com informações sobre o trabalho da equipe, palestras, grupo de reflexão e fortalecimento e prevenção. Inaugurado em agosto de 2011, o local atendeu 650 mulheres já no primeiro ano de funcionamento.
DADOS DA ROTINA DE TRABALHO
Ainda na abertura da mesa redonda, as autoridades falaram sobre a rotina de trabalho de cada instituição, informaram dados estatísticos do Município e reforçaram as ações de conscientização sobre o tema.
Em sua fala, a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Susie Donero, destacou os índices de HIV, DST’s e os trabalhos desenvolvidos pelo Programa em caso de abuso sexual. “Em 2012 foram registrados 31 novos casos de AIDS, sendo 14 em mulheres, 8 casos em mulheres com idade entre 29 e 40 anos; 6 casos em mulheres de 41 a 60 anos, destes, 4 casos em mulheres acima dos 50 anos. Já os casos de Hepatite C foram 14 novos casos, destes 10 em mulheres de 40 a 44 anos. Quanto aos casos de Sífilis foram registrados 67 novos casos, sendo 32 mulheres, destas, 10 têm idade entre 25 e 29 anos”, ressaltou a coordenadora, explicando ainda a importância do atendimento tão logo a mulher sofra o abuso sexual.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Vera Lúcia Renó, reforçou também o trabalho voltado ao agressor. “Com a inauguração do CRAM nossos atendimentos são voltados ao agressor, com encaminhamento psicossocial e jurídico, relatórios mensais e acompanhamento durante um período de seis meses a um ano”, enfatizou Vera Renó.
Representando o Promotor de Justiça da 3ª Promotoria, José Luiz Rodrigues, o psicólogo Sidnei Ferreira Ribeiro Junior destacou a presença dos representantes de toda Rede de Proteção, uma vez que a situação de risco das mulheres no País é muito alta. “De cada quatro mulheres no Brasil, três sofrem algum tipo de violência e isso é muito grave, merece um olha especial e todos nós estamos trabalhando para que essa estatística diminua”, disse Sidnei.
O Juiz da 2ª Vara Criminal, Ronaldo Onofre, também parabenizou a iniciativa do evento e reforçou a importância do papel da mulher na sociedade. “Que vocês possam cada vez mais reafirmar suas condições quanto mulheres, mães, batalhadoras, contribuindo para o progresso do nosso País”, acrescentou o Juiz.
PARCEIROS
Representando a prefeita Marcia Moura, a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, parabenizou as mulheres pelo seu dia e agradeceu aos parceiros, em especial ao SEST/SENAT pelo apoio nesta ação. “Três Lagoas é uma cidade privilegiada, pois com uma equipe pequena possui uma rede atuante nas ações voltadas à vulnerabilidade da mulher. Agradeço a todas vocês, mulheres líderes, multiplicadoras de informação e em especial à prefeita Marcia Moura que garante não só as ações nos programas de atendimento exclusivo à mulher como Mãe Menina, Colo de Mãe e o CRAM, mas também todos serviços disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social”, destacou Maria Lúcia.
Também participaram do evento a secretária de Saúde Pública, Eliane Brilhante, o advogado do CRAM, Marcos Antônio Vieira, a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, delegada Letícia Mobis Alves; o Defensor Público, Antônio Cesar Bauermeister de Araújo; representando o comando do 2º BPM, subcomandante, major Élcio Almeida; o diretor do SEST/SENAT, Celso Vicente Pereira; os vereadores Adão da Apae (PMDB), Marisa Rocha (PSB) e Vera Helena (PMDB); o comandante do 5º GB, major Leandro Mota de Arruda; diretores municipais, coordenadoras dos CRAS e representantes da comunidade.
Assessoria de Comunicação