‘A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou neste domingo (6) o 2º Encontro Municipal de Folia de Reis, no Clube Nipo Brasileiro.
Segundo Nilo Capello Sobrinho, a Folia de Reis vem da tradição portuguesa e chegou a Três Lagoas quando o município ainda era uma fazenda. É a mais antiga manifestação cultural e a primeira festa foi realizada na Igreja de Santo Antônio, destacou.
O 2º Encontro reuniu aproximadamente 12 Companhias de Folia de Reis de Três Lagoas/MS, Aparecida do Taboado/MS, Andradina/SP e Murutinga do Sul/SP.
O evento foi aberto com a celebração de uma missa, em seguida a prefeita Simone Tebet (PMDB) destacou a importância da festa e recordou que sua filha nasceu do dia de reis. Minha filha disse que quer entender esta festa e eu respondi que no próximo ano faremos outra e ela entenderá o significado da Folia de Reis, falou.
A prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar a realização da festa a partir de 2008, visando à recuperação das tradições e da cultura trazida pelos fundadores do município.
Participaram do evento a Companhia de Reis Estrela Guia, Estrela do Oriente, São Paulo, São Miguel, Grupo Especial Folias de Reis Três Lagoas, Estrela de Belém, 3 Reis do Oriente da Cidade de Murutinga do Sul/SP e Romeiros de Belém, de Andradina/SP.
Religião
A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazidos para o Brasil, mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas cidades, sobretudo da região Nordeste.
Para os católicos, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por ”uns magos”, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três ”Reis Magos”, denominados Belchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos ”Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Esta tradição, oriunda de Portugal, ganhou força no século XIX, mantendo-se viva em muitas regiões, sobretudo nas pequenas cidades dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, dentre outros.
‘
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO