No último final de semana, os fisioterapeutas que atuam na Rede Municipal de Saúde de Três Lagoas passaram por uma importante capacitação para auxiliar na atuação com os pacientes do Município.
A qualificação foi sobre uso e aplicação correta de bandagem elástica funcional, instrumento de suma importância no tratamento de lesões musculares, ósseas, distensões, assim como a prevenção das mesmas.
Com carga horária de 30 horas, a capacitação foi realizada na Clínica de Fisioterapia e ministrada pela fisioterapeuta e instrutora internacional, Jaqueline Figueiredo. A profissional é representante da KTaping Academy, atualmente mora na Alemanha e atua há nove anos em toda a Europa.
“Essa capacitação tem como objetivo, atualizar esses profissionais sobre o uso correto e eficaz da bandagem elástica. É um curso de alta qualidade, diante da utilização deste material que, se aplicado incorretamente não fará nenhum efeito. A bandagem é muito usada por atletas e até mesmo para eles, há um modo especial para efeito”, explicou.
O fisioterapeuta Walter da Silva Dias elogiou o curso. “Está sendo muito interessante e válida toda esta experiência. Estamos em 16 profissionais lotados na Secretaria Municipal de Saúde [SMS] e é a primeira capacitação que recebemos. Todo este conhecimento será de extrema importância no tratamento com os pacientes e orientação aos esportistas”, reforçou Walter.
1ª PREFEITURA A CONCEDER A ESPECIALIZAÇÃO
Jaqueline disse que é a primeira vez que uma prefeitura solicita a capacitação para os fisioterapeutas que atuam na rede pública e elogiou todo o suporte oferecido, e lembrou que são poucos municípios que disponibilizam este tratamento e material pelo Sistema Único de Saúde (SMS).
“Estou impressionada pela seriedade da SMS desde o primeiro contato. Quando solicitaram documentos para analisar a Academia, meu histórico profissional e conduta para fecharmos o contrato, percebi o quanto a Prefeitura é empenhada com a qualificação de seus profissionais e qualidade de atendimento à população”, enfatizou a instrutora.
Referência em toda a Europa e grandes centros brasileiros, além do treinamento, a Marca disponibilizou materiais para auxiliar os fisioterapeutas nos tratamentos.