A Secretaria de Educação e Cultura presenteia os três-lagoenses com a apresentação da turnê CATAVENTO, do músico catarinense Felipe Coelho e Sexteto, que será realizada neste sábado (19) com a realização de workshop às 14h e um show às 20h30 no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.
Esta é uma parceria do Departamento de Cultura com a Harmônico Projetos Culturais, que foi contemplada pela FUNARTE e faz uma turnê patrocinada pela mesma.
A turnê faz parte do Circuito Funarte de Música Popular e contempla várias cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, levando ao público a pluralidade da música instrumental brasileira.
Para a prefeita Márcia Moura (PMDB) a realização desse evento em Três Lagoas representa uma grande conquista: estamos recebendo músicos de renome internacional e nossa comunidade terá o privilégio de participar do workshop que será ministrado antes do show e mais, tudo isso com entrada franca, destacou a prefeita.
Já o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan, frisa a oportunidade dos jovens se aproximarem da cultura musical: este show e workshop vem proporcionar aos jovens da nossa cidade a oportunidade de reciclar, aprender novas técnicas e oportunamente aplica-las em nossos projetos, haja vista que o projeto Abraço Cultural tem cada dia mais alunos, enfatizou Mário Grespan.
Workshop
O workshop CATAVENTO: Influências Musicais e Processo de Composição busca proporcionar aos seus participantes o conhecimento de possibilidades musicais de outras culturas. O público poderá interagir com o músico, observando, tocando os instrumentos e vivenciando os ritmos e a linguagem multifacetada do compositor. A oficina trabalha separadamente cada uma das esferas disponíveis ao compositor, sendo elas: rítmica, harmônica, melódica e timbrística, Para proporcionar esta ampliação os participantes irão interagir em diversos exercícios de práticas musicais exemplares de culturas distintas, cada qual demonstrando a utilização de uma das esferas de forma inusitada, porém musical. A oficina busca, principalmente, incentivar os ouvintes a descobrirem sua própria personalidade musical por meio da exploração criativa e aberta das possibilidades apresentadas. Duração do workshop: 1h.
ENTRADA FRANCA em todos os shows e workshops.
A assessora de Cultura, Cidinha Mariano, falou da oportunidade de Três Lagoas receber um evento que faz parte do Circuito Funarte de Música Popular e contempla outras cidades de vários estados: é um orgulho estarmos inseridos neste circuito da Funarte. Afinal, desde o momento em que fomos contatados pelo responsável Rodrigo Warken, percebemos que este seria o programa ideal para abrirmos a temporada de shows e workshops, explicou Cidinha.
Esta é mais uma prova que Três Lagoas tem cultura. Convidamos todos apreciadores da boa música para fazer suas inscrições para o workshop e também, que toda comunidade prestigie o show que será realizado no período noturno, finalizou a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO