Na manhã de hoje (9) foi realizada a abertura da Feira do Livro em Três Lagoas, promovida na Biblioteca Municipal Rosário Congro, onde também ocorreu uma Oficina de Origami com a adolescente Giovana Tanaka de 11 anos.
De acordo com a Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca de Três Lagoas, Fabiana Carla Cândido Gomes, esse ano a feira recebe cerca de 800 títulos, entre livros infantis (literatura e livros de brincar), infanto-juvenis, juvenis e adultos. “O interessante deste ano é que embora seja um acervo menor, conseguimos trazer livros mais acessíveis ao bolso das pessoas. Temos inclusive livros de R$ 1, que fazem muito sucesso com os alunos, que podem levar um exemplar para casa”, explicou.
Fabiana convida a população a prestigiar a feira e lembra que o evento segue até dia 20, recebendo adultos crianças da comunidade em geral além das visitações agendadas dos colégios públicos e privados .
Ainda na abertura, a Feira recebeu 30 alunos do 3º e 4º ano da Escola Odair Antônio da Silva. Esses alunos, junto a Giovana puderam produzir um tsuru. Giovana explicou às crianças a origem do origami no Japão e a importância do pássaro tsuru na cultura oriental. “A dobradura é usada para trazer prosperidade e cura. No Japão quando há alguém doente, as pessoas costumam produzi-lo e em cada dobra colocar uma intensão de cura para esse doente”, disse.
Para a professora Vânia Malçal, essa atividade fora da sala de aula é extremamente necessária para os alunos, pois lhes dão a oportunidade de convívio social e sendo uma ocasião de Feira do Livro, aproxima às crianças a leitura. “Sair da sala de aula, por sí só é uma aventura, pois dá a eles uma interação e visão de mundo maior, com o acesso aos livros então essa atividade se torna ainda mais gratificante, pois, mostra a eles que eles podem buscar o conhecimento e vivencias por meio do conhecimento”, disse.
Assessoria de Comunicação/ Sarah Minini