A prefeita Márcia Moura (PMDB) esteve em Campo Grande na manhã desta quarta-feira (21) onde participou do Seminário de Incentivo para o Desenvolvimento, realizado pela Prefeitura da capital em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o Sebrae MS. No evento, Márcia representou a Assomasul e compôs a mesa diretiva com o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o representante da FNP, Antônio Carlos Granado, e o diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueira. Participaram do seminário representantes das prefeituras do Estado.
Após a abertura do evento, o prefeito Nelson Trad Filho apresentou a experiência realizada em Campo Grande através da Campanha Empresa formalizada, empresa cidadã, em que traçou um plano de enfrentamento a informalidade. Entre as ações, Trad destacou a criação da Central de Atendimento ao Cidadão com espaço ao Micro Empreendedor Individual, projeto Empresa Fácil, Sensibilização para formalização, e promulgação da Lei Geral do Empreendedor Individual. É essa experiência que queremos passar aos municípios, mostrando que este é o melhor caminho para quem quer crescer, o caminho da formalização, apontou Nelson.
Em sua palestra, a prefeita Márcia Moura apresentou a experiência empreendedora do município de Três Lagoas, com os investimentos da Administração Municipal e parcerias para o incentivo aos empreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte, o que além de acompanhar o desenvolvimento da cidade, rendeu a Três Lagoas o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2010.
Uma cidade não cresce sozinha. Entendemos que devemos dar condições aos nossos empreendedores, sejam eles pequenos ou grandes, para que encontrem as oportunidades e cresçam, e desta forma a cidade também, afirmou Márcia. A prefeita falou da atual fase de progresso de Três Lagoas, apresentando indicadores do desenvolvimento do município, como investimento em infraestrutura urbana, implantação e operação de grandes empresas, criação de distritos industriais, recorde no ranking de exportações do estado, entre outros. Somente em 2011, a Administração Municipal investiu mais de R$ 18,5 milhões em obras de infraestrutura.
Hoje Três Lagoas vive um processo de industrialização. Tudo isso denota o crescimento da cidade e o aumento das oportunidades de negócios. Todos os serviços têm espaço em Três Lagoas, para atender as empresas locais. Três Lagoas não tinha um trabalho com as pequenas empresas, hoje buscamos favorecer o fortalecimento dos pequenos empreendedores e fazê-los crescer. Criamos infraestrutura e diversas situações fundamentais para o município e os nossos empreendedores se projetarem. Estamos avançando, e queremos crescer muito mais, acrescentou.
De acordo com os dados apresentados pela prefeita, somente no primeiro semestre de 2011 foram criadas mais de 600 empresas individuais em Três Lagoas. Hoje o município conta com 3.684 micro empresas, 312 empresas de pequeno porte e 930 empresas individuais.
Na última palestra do seminário, o representante da FNP, Antonio Carlos Granado, coordenador do projeto Incentivo para o Desenvolvimento, falou sobre os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento, apresentando iniciativas de negócios em municípios de diversas regiões do País.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO