A sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas recebeu nesta semana a visita de grupos de estudantes de Enfermagem.
A primeira visita foi de uma turma de alunos do curso técnico de Enfermagem do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e, em seguida, a visita de um grupo de alunas e alunos da Faculdade de Enfermagem das Faculdades Integradas AEMS.
Os estudantes foram recebidos pelo coordenador do SAMU, André Luiz Dourado.
Na oportunidade, os estudantes conheceram toda a estrutura de funcionamento do SAMU, desde a central de atendimento pelo 192, quando da ocorrência de alguma situação de urgência ou emergência, a Central de Regulação de Urgências, ambulâncias e equipes, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
“Valeu a pena. Foi uma ótima oportunidade de divulgarmos nosso trabalho a estes futuros profissionais da Saúde. Estamos à disposição de todos, para que conheçam de perto o que nossas equipes realizam para salvar vidas”, comentou André.
FUNCIONAMENTO SAMU 192
Os estudantes de enfermagem tiveram oportunidade de ouvir do coordenador André Luiz o resumo de como funciona o SAMU e sua importância para a preservação da vida.
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.
A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias e equipe quando necessário.
“A nossa prioridade é salvar vidas e possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível”, frisou o coordenador do SAMU.
Diretoria de Comunicação