A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas (SEMEC) iniciou a Gincana de Recicláveis – Edição 2015. O objetivo das secretarias é colaborar com o processo de educação ambiental nas escolas. Os alunos que apresentarem o maior número de arrecadação de recicláveis serão premiados com tablets, bicicletas, e ainda premiação com celulares para os responsáveis pela coleta em cada unidade escolar. As primeiras a participarem da competição foram a Escola Estadual Bom Jesus, e as municipais Joaquim Marques de Souza e Gentil Rodrigues Montalvão, nos dias 19, 20 e 21 respectivamente.
A Secretaria de Meio Ambiente, através do coordenador do projeto, Juscyo Martins, deu início à gincana nas três escolas nesta semana. Segundo o coordenador o objetivo do projeto é incentivar a prática constante de hábitos ecologicamente corretos. “A gincana terá outras atividades além da arrecadação, entre elas, redação que tenha temas sobre meio ambiente. Então é uma soma de ações que buscam sensibilizar todos os envolvidos”.
Nas solenidades de lançamento, o coordenador explicou aos alunos os materiais coletáveis e a modalidade de premiação. As escolas e alunos terão 40 dias, a partir da data de lançamento, para realizar a coleta dos materiais recicláveis, embalagens e garrafas que devem ser de plástico ou alumínio.
Como explicou Martins, a competição acontece entre os alunos de cada escola. “Não serão as escolas que irão concorrer entre si, e sim os alunos, ou seja, toda escola terá dois alunos vencedores. No entanto, a escola que ultrapassar as metas de 1.500 quilos de reciclável terá premiação para mais alunos. Ou seja, quanto maior for a arrecadação da escola, mais alunos serão premiados”. Acima da quantidade indicada pelo regulamento, o aluno em segundo lugar de arrecadação também será premiado com um tablet ou uma bicicleta, acima de três toneladas o terceiro lugar também será premiado.
Os alunos concorrem na modalidade de arrecadação e redação. O aluno com maior arrecadação de reciclável poderá escolher entre a bicicleta ou o tablet, e o outro prêmio recebe o aluno com a melhor redação.
Após o período de coleta das três escolas que abriram a gincana, será realizado o lançamento em mais três unidades escolares com o mesmo período para arrecadação.
Esta é a segunda edição da competição. No ano passado, a Escola Municipal Maria Eulália Vieira foi a campeã da Gincana com a arrecadação de duas toneladas de recicláveis.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca