Em referência ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, nesta terça-feira a escola municipal Maria Eulália Vieira realizou uma exposição de artigos em cerâmica, bordados, objetos antigos e pratos típicos, aberta a toda comunidade escolar e aos pais de alunos. A mostra, denominada Museu do Folclore, fez parte de um projeto idealizado e desenvolvido pela professora de língua portuguesa, Mildred Mac Phersse Mendes Barbosa, que tem por finalidade manter a sobrevivência da cultura folclórica em meio ao mundo globalizado.
Envolvendo aproximadamente 60 alunos das três 5ª séries da escola, o trabalho consiste na realização de atividades em sala de aula, como a produção de textos lendários e mitológicos, além de recitação de poesias e trovas. Durante o recreio, os alunos realizam atividades com as crianças menores, como cantigas de rodas, por exemplo.
De acordo com Mildred, o objetivo principal da atividade é resgatar as tradições culturais presentes em cada ser humano, de forma que os alunos não percam o contato com o popular, ou seja, com tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas), utensílios, brincadeiras e enfeites.
O projeto teve início no segundo semestre deste ano e tem encerramento previsto para o dia 31 próximo.
Assessoria de Comunicação