![49851-zika-zero-dengu-71](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/49851-zika-zero-dengu-71-420x280_c.jpg)
Alunos, pais e professores da Escola Municipal Joaquim Marques participaram na manhã desta sexta-feira (19), da mobilização nacional contra o Zika Vírus. As ações integram a campanha Zika Zero, lançada neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), que busca através das escolas, informar e mobilizar a população para o combate do mosquito Aedes aegypti, que transmite também a Dengue e Chikungunha.
Representando o Governo Federal, o diretor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Osmar Jesus Macedo, também esteve presente e falou sobre a importância da iniciativa. “O Governo Federal está unindo forças com os Estados e Municípios para combater o mosquito. Ações como essa são muito importantes para informara população sobre a gravidade da situação”, explicou.
O diretor disse ainda que na próxima semana, a UFMS vai promover palestras aos alunos, professores e funcionários do campus de Três Lagoas. Segundo Osmar Jesus Macedo, sem a mobilização e união de todos, as ações do Governo não são eficazes.
De forma didática e divertida, a secretária de Educação, Jussara Fernandes, conversou com os alunos e explicou sobre a importância de ficarem atentos às informações que seriam passadas, para que eles ensinassem os pais e familiares. “Vocês são o futuro do país. Vão crescer e vão cuidar do Brasil”, disse a secretária.
O coordenador de Educação e Saúde da Secretaria de Saúde, Fernando Garcia Brito, esteve na escola explicando aos alunos, pais e professores, os sintomas de cada doença e as formas de prevenção. Durante a palestra, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas.
Para o coordenador, a ação contribui muito para desenvolver mecanismos de controle do mosquito. “Através dos alunos, podemos atingir as famílias e mobilizar mais pessoas e alertar quanto à gravidade das doenças”, disse Fernando Garcia. Após a palestra, os alunos, acompanhados dos agentes de saúde, panfletaram para os moradores do redor da escola.
Além de integrantes da SEMEC e da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Walter da Silva Dias, também esteve presente apoiando a mobilização.
Pacto Nacional da Educação contra o Zika
No início de fevereiro, o MEC lançou em Brasília – DF, a Campanha Zika Zero. Na ocasião, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o secretário de Educação Continuada do MEC, Paulo Gabriel Nacif e o secretário-executivo Luiz Cláudio Costa, apresentaram a campanha de mobilização aos secretários municipais de educação e representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior.
Para garantir a efetividade das ações, os presentes assinaram o Pacto Nacional da Educação Contra o Zica e receberam as orientações sobre os materiais gráficos e sobre as devolutivas que devem ser enviadas ao MEC. Três Lagoas está entre as cinco cidades de Mato Grosso do Sul que foram convidadas a participar da reunião e assinar o Pacto.
Ações Em Três Lagoas
Além da mobilização nacional, a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), vai realizar outras atividades com a mesma temática no decorrer do ano, em todas as escolas da Rede Municipal Ensino (REME).
Para traçar as ações que serão executadas, a SEMEC realizou na última segunda-feira (16), uma reunião com os diretores das escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) e setor pedagógico.
Na ocasião, foi entregue aos diretores, uma carta do Ministro da Educação, na qual explica o intuito da Campanha e o Pacto, juntamente com um plano de ações para orientar os diretores para a elaboração de atividades. Posteriormente, pais, alunos e professores também vão receber cartas do Ministro, direcionadas para cada público, falando sobre a campanha.
Assessoria de Comunicação | Larissa Lima