A Secretaria Municipal de Assistência Social, através das Equipes Volantes dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS Interlagos e CRAS Ruth Filgueiras realizaram durante o ano de 2013 atendimentos às famílias residentes da zona rural no município de Três Lagoas.
No total foram realizados 450 atendimentos por estas equipes volantes, sendo que 265 famílias estão cadastradas pelo CRAS Ruth Filgueiras e 185 famílias cadastradas pelo CRAS Interlagos.
EQUIPE VOLANTE – CRAS
O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, responsável pelos Serviços de Proteção Social Básica, sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Equipe Volante consiste em equipe adicional que integra o CRAS em funcionamento, com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência, atendendo as famílias que vivem na zona rural, muitas vezes, distantes da Unidade Pública Urbana. As Equipes Técnicas são compostas por técnicos do Serviço Social, Psicologia e auxiliares administrativos.
Essa equipe é responsável em realizar busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, inserção no Cadastro Único, e demais serviços da Proteção Social Básica como: atendimentos e encaminhamentos para a rede socioassistencial.
CRAS RUTH FILGUEIRAS
Segundo os registros da Equipe Técnica, no ano de 2013, a Equipe Volante mapeou as seguintes áreas: Arapuá (125 atendimentos), Garcia (13 atendimentos), Assentamento 20 de março (52 atendimentos) e fazendas adjacentes (75 atendimentos). A equipe técnica realizou acompanhamento familiar efetivo e sistêmico com 16 famílias, atendimentos em benefícios eventuais (35 Auxílio Alimentação e 10 Natalidade), 10 encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada e 65 atendimentos nos mutirões para recadastramento de beneficiários do Passe Livre Interestadual.
CRAS INTERLAGOS
Segundo os registros da Equipe Técnica, no ano de 2013, a Equipe Volante mapeou as seguintes áreas: Pontal do Faia, Maresias; Alto Sucuriú: Recanto Bom Jardim, Campo Triste, Agua Tirada; MS 320, BR 158, Sucuriú, Eloy Chaves, Projeto Paraiso, Oasis, Riviera, e cadastrou 185 famílias.
No Assentamento Pontal do Faia, onde residem 45 famílias, é desenvolvido o Projeto Conviver, que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários promovendo a valorização sócio familiar e comunitário, bem como o desenvolvimento de potencialidades.
Durante o ano corrente foram realizados 16 encontros com as famílias participantes do Grupo Conviver, dentre as atividades ofertadas estão: atividades artesanais, físicas, palestras socioeducativas sobre: Meio Ambiente, Prevenção ao Câncer de Mama, PROERD, Violência Doméstica (CRAM), dinâmicas, confraternizações em datas comemorativas.
Assessoria de Comunicação