A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Programa Hiperdia) da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação específica, alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, nesta sexta-feira (14).
As ações, voltadas a toda a população, foram em frente à Clínica do Idoso e Reabilitação “Diácono Pedro Barbosa da Silva”, Rua José Sebastião de Souza, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde foi montada uma “tenda”, para essa finalidade específica.
O Programa Municipal Hiperdia está instalado na Clínica do Idoso e Reabilitação, desde que foi inaugurada esta Unidade de Saúde, em 29 de agosto deste ano.
O objetivo principal do evento foi conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de Diabetes e o diagnóstico precoce da doença para evitar a tempo complicações múltiplas que o diabetes pode causar.
“Para isso, a equipe do Programa Hiperdia disponibilizou à população a oportunidade de realizar exame de glicemia, avaliação de riscos de contrair Diabetes, aferição da pressão arterial e, principalmente, orientações sobre a adoção de hábitos saudáveis de vida, como principal instrumento de prevenção das principais doenças”, informou o coordenador do Hiperdia, enfermeiro Afrânio Azambuja.
Até às 10h30, a equipe do Hiperdia havia atendido mais de 60 pessoas, “tranquilamente e sem filas. Acreditamos que, até o final da tarde (17h), quando termina o expediente, aumente esse número de pessoas”,
ALERTA
O Dia Mundial de Combate ao Diabetes tem a finalidade de educar e conscientizar a população sobre a gravidade da doença e da importância de manter hábitos saudáveis de vida, para a prevenção de doenças, que podem levar à morte, alertou o coordenador do Hiperdia.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Diabetes mata uma pessoa a cada oito segundos “e essa triste e lamentável ocorrência de mortes em todo o Mundo, incluindo o Brasil, pode ser evitada se todos estiverem atentos aos sintomas e fatores de risco do Diabetes”, informou Afrânio.
Ele se referiu ao excesso de peso, má alimentação, sedentarismo e histórico familiar, como os principais fatores de risco da doença.
“Esta e outras ações da Secretaria Municipal de Saúde têm como finalidade específica orientar e educar para prevenir a doença”, destacou.
Os principais sintomas do Diabetes são: urinar com frequência, falta de energia e disposição, perda acentuada de peso e sede excessiva.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação